Intel com dificuldades de produção deixa AMD ganhar terreno

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Intel continua a enfrentar problemas de stock nos seus processadores. E, segundo um relatório do site DigiTimes, as coisas só vão piorar no próximo trimestre. A produção de processadores de 14nm tem sofrido um rombo, já que a empresa praticamente usa apenas este processo.

O relatório atesta que a Intel deve perder 2 a 3% de mercado entre abril e junho. Nessa que é uma altura em que a procura por portáteis gama-média deve subir, quem vai ganhar é a AMD. E se a Intel tem priorizado a produção de processadores de gama alta, acaba por se perder no tão importante mercado das massas.

A verdade é que a AMD viu uma grande subida nas suas vendas de processadores. Tendo em conta as dificuldades da Intel em acompanhar a demanda, a AMD acabou por aproveitar e conquistar mercado nos gama-média. E se 2019 começou assim, o próximo semestre não se adivinha bom para a Intel.

AMD sobe nas vendas no início de 2019

A procura por Chromebooks e portáteis mais em conta promete aumentar no próximo trimestre. Ou seja, os processadores que os equipam vão continuar a ser muito requisitados. Para já, vemos um aumento de vendas da AMD de 9.8% no primeiro trimestre do ano passado, contra 15.8% no primeiro trimestre deste ano.

Tendo em conta que muitos Chromebooks devem chegar com processadores AMD, é expectável que a quota de mercado da empresa possa aumentar para 18% no próximo semestre. A Intel só deve começar a acompanhar tal produção na segunda metade de 2019.

Se noutros tempos tanto se falou na aposta forte da Intel no processo de 10nm, tal é cada vez menos provável. A empresa afirma que o processo usado nos Comet Lake oferece performance semelhante aos Ice Lake. O DigiTimes acredita que a empresa irá investir no processo de 7nm muito em breve.

Editores 4gnews recomendam:

  • Aplicação do Google Drive recebe finalmente atualização com novo visual
  • Huawei Nova 4e tem design confirmado em novas imagens
  • Xiaomi BlackShark 2 vai chegar com uma bateria perfeita para eSports

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.