Intel lança processadores Ice Lake: jogar num ultraportátil nunca foi tão fácil

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Intel mostrou ao mundo os seus primeiros processadores de 10 nanómetros. Chamam-se “Ice Lake”, e a fabricante focou-se no mercado de portabilidade neste novo anúncio. Nesta que é a 10ª geração de processadores Intel teremos variantes i3, i5 e i7 com gráficas integradas que prometem elevar o desempenho de gaming num ultraportátil.

As gráficas integradas nestes processadores serão as “Iris Plus” de 11ª geração. A Intel garante que estas terão poder suficiente para correr jogos de forma decente com resolução 1080p Full HD.

Em termos práticas, estas gráficas conseguem atingir 70fps no CS:Go, se este for jogado a 1080p. Para se ter uma ideia, a geração anterior apenas proporcionava 45fps. De acordo com os números da Intel, estas gráficas conseguem ultrapassar os 30fps caso pretendas jogar Fortnite.

Estas novas gráficas integradas também proporcionam maior velocidade na hora de editar vídeo em 4K em programas como o Adobe Premiere. Mas só o uso real poderá dizer, se um vídeo 4K a 60fps tem uma edição fluida num computador com estes processadores.

Os novos processadores conseguirão atingir velocidades de Turbo de até 4.1GHz

As especificações completas dos novos processadores ainda não foram reveladas, mas Intel deu alguns números. Estes modelos terão até 4 núcleos e 8 threads e o seu tamanho de cache será de até 8MB. No que toca a velocidades de Turbo, conseguirão números de até 4.1GHz.

Estes novos processadores incluem WiFi 6/802.11ax, que promete oferecer cerca de 40 por cento mais velocidade que o WiFi AC. Além disso, também providenciarão maior performance em redes mais congestionadas. A implementação da conetividade Thunderbolt 3 também foi garantida pela Intel.

Estes novos processadores darão uma nova vida aos típicos computadores portáteis apenas focados em portabilidade. O facto de chegarem com 10 nanómetros dá à Intel a possibilidade de se focar em mais que números e empregar melhor experiência para o utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

  • Intel revela o i9-9900KS com 5GHz de Turbo em todos os núcleos
  • Nvidia lança Quadro RTX 5000: as gráficas destinadas a profissionais em movimento
  • AMD anuncia o Ryzen 9 3900X: desempenho de um Intel Core i9 por metade do preço
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.