A Intel lançou uma nova funcionalidade que pretende levar o overclocking para outro nível. A ferramenta chamada ‘Performance Maximizer’ vai examinar as definições do teu processador para que este receba um incremento de performance à distância de um clique.
O overclocking é um processo manual em que os utilizadores forçam um componente do computador a trabalhar numa frequência mais elevada. Com a nova função, o processo poderá ser feito de forma mais inteligente e automática nos processadores da Intel.
Os processadores compatíveis
Esta não é uma funcionalidade ao alcance de todos os processadores da fabricante. Está apenas ao alcance de seis modelos da 9ª geração:
- Core i9-9900KF
- Core i9-9900K
- Core i7-9700KF
- Core i7-9700K
- Core i5-9600KF
- Core i5-9600K
Performance aumentada à distância de um clique
Esta é um processo que será feito de forma automática, e que pretende criar níveis de performance similares aos que são feitos no overclocking manual. Tudo isto estará à distância de um clique.
Os especialistas já se chegaram à frente para dizer que os resultados não estarão ao nível dos conseguidos num overclocking manual, onde são alteradas as definições na BIOS do aparelho. No entanto, esta é certamente uma forma mais segura e rápida de aumentar a performance de qualquer computador com estes processadores.
A Intel disponibiliza no seu site o Performance Maximizer de forma gratuita. Caso tenhas um destes processadores, podes fazer download, e instalar no teu computador para começares a fazer uso da funcionalidade.
Este tipo de ferramenta não é algo novo. A AMD tem algo semelhante nos seus processadores Ryzen, e a Nvidia para suas placas gráficas. O grande diferencial da ferramenta da Intel é tornar todo o processo automático.
Editores 4gnews recomendam:
- Os melhores processadores para PC para diferentes utilizadores em 2019
- Processadores Ryzen da AMD venderam o dobro dos Intel Core em maio
- AMD vai lançar processador Threadripper de 64 núcleos ainda em 2019