A Intel foi a primeira empresa construtora de processadores associada ao escândalo das vulnerabilidades Spectre e Meltdown. Assim sendo, a empresa tem vindo a trabalhar para proteger os seus utilizadores contra estes problemas, mas nem tudo tem corrido pelo melhor. Agora, chega uma nova atualização para a sua gama Skylake que pretende colocar um ponto final nesta história.
Recuando aos inícios de janeiro deste ano encontramos as primeiras notícias acerca do Spectre e Meltdown. Duas ameaças inicialmente dadas a conhecer como afetas apenas aos processadores da Intel. Mais tarde veio-se a descobrir que ambas eram transversais a todas as plataformas.
Vê ainda: Samsung Galaxy S8 não recebe uma das novidades do Android Oreo
A partir daí esta tem sido uma das prioridades das equipas de segurança das mais variadas empresas tecnológicas. Tudo porque não basta às construtoras dos processadores vacinar os seus produtos contra o Spectre e Meltdown.
Têm de ser as desenvolvedoras dos sistemas operativos a implementar essas correções. Claro que parte deste código terá de vir de empresas como a Intel ou AMD. Mas a distribuidora final tem de ser a responsável pelo SO em causa.
Depois da disponibilização da primeira correção da Intel contra o Spectre, os problemas revelaram-se superiores às correções. Vários computadores começaram a sofrer de reiniciares espontâneos e sem qualquer explicação. Dada a situação, rapidamente a empresa americana veio aconselhar a todos que cancelassem ou revertessem essa mesma atualização.
A gama Skylake da Intel já está protegida contra a segunda variante do Spectre
Estando ela associada diretamente às atualizações para o Windows, não tardou até que a Microsoft tomasse medidas. A própria empresa de Redmond lançou uma atualização para os Windows 10, 8.1 e 7 para resolver o problema criado pela Intel.
Agora, é a própria Intel quem disponibiliza uma nova correção contra a vulnerabilidade Spectre. Esta nova correção será destinada em exclusivo à família de processadores Skylake. Assim, a Intel pretende colocar, finalmente, um ponto final nesta infeliz história.
Com efeito, se tens um computador com um processador Skylake das famílias U, Y, H e S deves instalar esta atualização logo que disponível. A mesma chegará até ti incorporada numa atualização destinada à tua versão do Windows. Portanto, é natural até que nem te apercebas da sua instalação.
Quanto às restantes famílias Broadwell e Haswell, a empresa americana encontra-se a trabalhar nas suas correções. Um porta-voz da empresa já veio afirmar que essa deverá ser disponibilizada dentro de dias.
Assuntos relevantes na 4gnews:
Apple continua a vender mais tablets do que a Samsung e Huawei
Huawei P20 Lite: Imagens reais mostram a monocelha do Apple iPhone X
Microsoft Build 2018. Será o palco da Redstone 5 para Windows 10?
Via