O Intel Core i9-9990XE é fantástico, mas é só para alguns

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O desempenho do novo processador de ponta da Intel é ótimo. Contudo, diz quem o testou, seja um comilão em termos energéticos. Ainda assim, o Core i9-9990XE foi vendido apenas em leilão a fabricantes de PC’s.

No entanto, com poucas unidades no mercado, fica difícil testar esta peça. No entanto, a Puget Systems conseguiu colocar as mãos no processador e fazer alguns testes.

Este é o sucessor do Intel Core i9-9940X, mas turbinado

Falamos de um processador de ponta. Tem 14 núcleos com 28 threads. A frequência é de 4GHz, cache L3 de 19,25MB, TDP de 255W (um valentão!) e nada de garantia. Aliás, temos de ter em conta que o processador apenas esteve disponível em leilão e não existem, por enquanto, preços oficiais.

Ao que tudo indica, este processador é um upgrade ao i9-9940X que, ainda assim, tem um TDP de 165W. Bem longe dos 255W deste. Dessa forma, se tivermos em conta que a Intel mede TDP na frequência base e não com o processador em boost, ficamos certamente apreensivos.

Com efeito, o i9-9990XE pode chegar a 5.1GHz ou, com todos os núcleos a funcionar, aos 5GHz. Conforme testado pela Puget Systems, o processador apresenta resultados fenomenais.

Assim, na galeria em baixo partilhamos o desempenho do processador nos benchmarks. De facto, reinou em quase todos os testes, com destaque para o Lightroom CC 2019. Apenas no Photoshop CC 2019 ficou em segundo lugar, sendo ultrapassado pelo i9-9900k.

Assim sendo, olhando para estes testes e tendo em conta o possível preço deste processador, ficamos um pouco de pé atrás. Ademais, o Core i9-9900K acaba por perder por muito pouco (e até ganhar no Photoshop), sendo por isso uma opção viável já no mercado.

Em suma, como se trata de um processador sem dados oficiais de preço, não é algo que ainda se possa aconselhar. Ainda assim, fica o destaque em termos de performance, mas também a ideia de que existem opções melhores e mais poupadas.

Editores 4gnews recomendam:

Aplicação Google Beta recebe atualização com várias novidades

Nokia 9 Pureview: Confirmadas as 5 câmaras por entidade reguladora

Samsung Galaxy S10+ volta a ser mostrado em novo leak

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.