Intel Core continuam a vender menos que os processadores AMD Ryzen

Bruno Coelho

A AMD continua a reinar no campo dos processadores. O indicador chega-nos do MindFactory, o maior retalhista alemão, e mostra-nos que Intel ficou para trás nos últimos três trimestres. Embora estejamos a falar de um retalhista específico, é um bom indicador da fase que vive a Intel.

Olhando para os últimos dados, a AMD tem dominado tanto o mercado como as receitas. Ou seja, os Ryzen bateram os Intel Core nos últimos nove meses de forma consecutiva. A grande razão para esta quebra da Intel é o facto de a construtora não ter processadores suficientes para aguentar a procura do mercado.

intel ryzen geração oito

A Intel não conseguiu produzir processadores de oitava e nona geração suficientes, devido aos problemas da linha de 14nm. Isto resultou não só em menos processadores da fabricante no mercado, mas também num aumento de preço destes em vários retalhistas.

AMD vende o dobro dos processadores da Intel, neste retalhista

O último relatório do MindFactory revela que este vendeu cerca de 69% de processadores AMD, contra 31% da Intel. Falando em números concretos, a AMD vendeu cerca de 13 mil unidades, mais do dobro dos 6000 processadores que a Intel vendeu neste retalhista.

amd ryzen intel core processadores market share

Se falarmos dos processadores de topo, o AMD Ryzen 7 2700X, mostra-se bem mais popular que o Intel Core i9-9900K. Aqui, obviamente podemos resumir tudo a uma questão de preço, já que o processador Intel custa praticamente o dobro. E a performance não o justifica.

O CPU mais popular da Intel é o i9-9900K

Do lado da AMD, o CPU mais popular é o (velhinho) Ryzen 5 2600 de 6 núcleos e 12 threads, que é um processador do mercado mainstream. Do lado da Intel, apesar do preço, o mais popular é mesmo o Core i9-9900K, mesmo custando mais de 600 euros.

amd ryzen intel core processadores vendidos

Se a Intel continuar a sua aposta nos 14nm, a previsão é de que a AMD continue a liderar pelo menos até ao final de 2019. Esta é uma luta constante. Embora estes sejam dados de apenas um retalhista, são bastante elucidativos da fase positiva que a AMD vive neste momento.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.