Intel Core de 9ª geração: versões para portátil também atingem 5GHz

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Os processadores Intel Core de 9ª geração já eram conhecidos desde outubro. Aí, o i9-9900K tornou-se o primeiro processador comercial a atingir a marca dos 5GHz. Com o anúncio desta geração no segmento de mobilidade, a Intel traz o i9-9980HK, que também consegue atingir essa marca.

A grande estrela da apresentação é o i9-9980HK. Contudo, a Intel anunciou mais cinco soluções não tão potentes, destinadas a vários tipos de utilizadores. Estes estarão em vários portáteis da Asus, Lenovo ou Razer, que fizeram questão de anunciar as suas propostas de mobilidade gaming também no dia de ontem.

Quais as especificações do 9980HK?

Em termos de velocidade, estamos a falar de uma base de 2.4GHz. Em boost, como já referimos, consegue chegar aos 5GHz. Graças à tecnologia de Hyperthreading da Intel, conseguimos ter duas threads por núcleo. Tal resulta, neste caso específico, em 8 núcleos e 16 threads.

Para quem não precisar de fazer o chamado overclock, pode sempre optar pelo 9980H, que consegue atingir uns impressionantes 4.8GHz. Passando os olhos por toda a linha, chegamos ao mais modesto i5-9300H. Este consegue atingir 4.1GHz e conta com oito threads divididas por quatro núcleos.

Quão rápidos são afinal estes processadores?

Os números são da Intel. Os topos de gama oferece uma melhoria de 18% em framerates no jogo Hitman 2 face ao modelo do ano passado (o 8950HK). Quando falamos de edição de vídeo, este mostra-se 28% mais rápido que o modelo anterior.

Para quem procura jogar, partilhar o que joga (streaming) e gravar-se, este também se mostra um grande upgrade. A Intel afirma que no jogo Black Ops 4, este oferece framerates duas vezes mais rápidos, o que é um aumento significativo face ao ano anterior.

No final das contas, estes serão os processadores incluídos nos portáteis gaming que veremos em breve no mercado. O processador não é o mais importante na hora de escolher um dispositivo gaming. Ainda assim, para os gamers hardcore que também partilham o que jogam, estes números só podem ser boas notícias.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os melhores processadores para PC para diferentes utilizadores em 2019
  • Nvidia oficializa GTX 1650: arquitetura Turing por baixo preço
  • Nvidia GTX 1650 Ti já está a ser trabalhada pela Asus
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.