Intel Core de 9ª geração: versões para portátil também atingem 5GHz

Bruno Coelho

Os processadores Intel Core de 9ª geração já eram conhecidos desde outubro. Aí, o i9-9900K tornou-se o primeiro processador comercial a atingir a marca dos 5GHz. Com o anúncio desta geração no segmento de mobilidade, a Intel traz o i9-9980HK, que também consegue atingir essa marca.

A grande estrela da apresentação é o i9-9980HK. Contudo, a Intel anunciou mais cinco soluções não tão potentes, destinadas a vários tipos de utilizadores. Estes estarão em vários portáteis da Asus, Lenovo ou Razer, que fizeram questão de anunciar as suas propostas de mobilidade gaming também no dia de ontem.

Intel nona geração i9 i7 i5

Quais as especificações do 9980HK?

Em termos de velocidade, estamos a falar de uma base de 2.4GHz. Em boost, como já referimos, consegue chegar aos 5GHz. Graças à tecnologia de Hyperthreading da Intel, conseguimos ter duas threads por núcleo. Tal resulta, neste caso específico, em 8 núcleos e 16 threads.

Para quem não precisar de fazer o chamado overclock, pode sempre optar pelo 9980H, que consegue atingir uns impressionantes 4.8GHz. Passando os olhos por toda a linha, chegamos ao mais modesto i5-9300H. Este consegue atingir 4.1GHz e conta com oito threads divididas por quatro núcleos.

intel nona geração mobilidade especificações linha
Esta é a nova linha de processadores de mobilidade da Intel

Quão rápidos são afinal estes processadores?

Os números são da Intel. Os topos de gama oferece uma melhoria de 18% em framerates no jogo Hitman 2 face ao modelo do ano passado (o 8950HK). Quando falamos de edição de vídeo, este mostra-se 28% mais rápido que o modelo anterior.

Para quem procura jogar, partilhar o que joga (streaming) e gravar-se, este também se mostra um grande upgrade. A Intel afirma que no jogo Black Ops 4, este oferece framerates duas vezes mais rápidos, o que é um aumento significativo face ao ano anterior.

intel nona geração performance
Os números da Intel face à performance dos novos i9

No final das contas, estes serão os processadores incluídos nos portáteis gaming que veremos em breve no mercado. O processador não é o mais importante na hora de escolher um dispositivo gaming. Ainda assim, para os gamers hardcore que também partilham o que jogam, estes números só podem ser boas notícias.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.