Intel Comet Lake terão até dez núcleos e suporte para Linux

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

As últimas informações trazem novidades sobre a série de processadores Comet Lake da Intel. O suporte para Linux parece ser uma realidade. Ao que tudo indica, teremos processadores com (até) dez núcleos. Contudo, este promete muito ser apenas um mero 'refresh' aos Coffe Lake.

A família Comet Lake não deve surpreender no processo de fabrico. Contaremos com 14 nanómetros, porém um maior número de núcleos do que os atuais disponíveis na linha S da Intel. O suporte para Linux estará nos Comet Lake-S, Comet Lake-H e Comet Lake-U.

Algo que devemos ter em conta, é o que estes dez núcleos podem significar em termos de consumo. Se tivermos frequências altas, tal como no Coffee Lake i9-9900K de 8 núcleos, estamos a falar de altos consumos a altas temperaturas.

Ou seja, o processo continua a ser de 14nm, e estamos a falar de processadores com frequências que tocam nos 5GHz. O utilizador precisará certamente de um cooler de ponta para que as coisas se mantenham impecáveis. Além disso, os preços também nunca devem andar abaixo dos 550 dólares no modelo de ponta.

Para já, é apenas conhecida a série H de nona geração

  • Intel Core i9-9980HK (8 Núcleos/16 Threads/ Até 5.0 GHz)
  • Intel Core i9-9880H (8 Núcleos/16 Threads/ Até 4.8 GHz)
  • Intel Core i7-9850H (8 Núcleos/8 Threads/ Até 4.6 GHz)
  • Intel Core i7-9750H (8 Núcleos/8 Threads/ Até 4.5 GHz)
  • Intel Core i5-9400H (4 Núcleos/8 Threads/ Até 4.3 GHz)
  • Intel Core i5-9300H (4 Núcleos/8 Threads/ Até 4.1 GHz)

Além destes, já listados pela Intel, teremos a série U dos Comet Lake. Estes são desenhados para plataformas mais modestas. São esperadas versões de seis, quatro e dois núcleos e as gráficas GT2. Ademais, existe também o Comet Lake-ULX, com quatro núcleos. Olhando para estas novidades, a Intel não está a fazer mais que um 'refresh' à sua linha Coffe Lake.

Aquilo que não podemos esperar por parte da Intel neste campo é grande inovação. Teremos mais núcleos e maiores velocidades de clock, mas nada verdadeiramente atraente. Esta linha Comet Lake é apenas um refrescar dos atuais 14nm e uma ponte para o que aí vem em termos de 10 nm dos processadores Ice Lake.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nvidia pode revelar tecnologia ‘Ampere’ na GTC 2019
  • Jogadores do The Division 2 querem poder acariciar cães no jogo
  • Aqui tens como capturar o Smeargle no Pokémon Go!

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.