A principal vantagem do Android face ao iOS é a possibilidade de os utilizadores instalarem aplicações fora da Play Store. Contudo, esse trunfo do sistema operativo da Google poderá ter entraves no futuro.
A publicação 9to5 Google encontrou evidências na mais recente versão da aplicação da Play Store, para o impedimento da instalação de aplicações de fontes desconhecidas.
Esta medida tem como objetivo oferecer uma nova camada de segurança ao sistema operativo mais usado em todo o mundo. Bem sabemos que o Android está bastante exposto a malwares e muitos entram, precisamente, com a instalação de aplicações fora da Play Store.
Há evidências de que esta possa ser uma opção e não uma imposição
Se já estás a pensar que este é o fim da instalação manual de APK´s no Android, calma que não será bem assim. Estranhamente, é referido que esta possa ser uma funcionalidade opcional.
Seja por que razão for, a Google poderá colocar do lado dos utilizadores a decisão de ativar, ou não, esta nova função. Uma decisão que, a confirmar-se, acaba por ser estranha. Se a ideia é impedir a instalação deste tipo de aplicações, porque entregar ao utilizador o poder de decisão?
Adicionalmente, tal como o Android está configurado hoje, já é possível barrar a instalação de aplicações fora da Play Store. Ou melhor, para poderes instalar uma APK tens de ir às definições e ativar a opção de instalação de aplicações de fontes desconhecidas.
Ainda não é certo se esta funcionalidade irá mesmo chegar aos utilizadores de forma oficial. Se isso acontecer, a Google tem de fundamentar e explicar muito bem esta nova estratégia.
Editores 4gnews recomendam:
- Nokia 2.3 é oficial! Conhece o novo smartphone 'budget' com Android One!
- Samsung Galaxy S11+ vai ter uma super bateria!
- Vivo X30: fotografias revelam um zoom difícil de acreditar!