À semelhança do que fez no Facebook, também o Instagram vai começar a partir de hoje a remover conteúdos relacionados com o COVID-19 das suas recomendações. Conteúdo sobre o Coronavírus não irá desaparecer por completo, mas será alvo de uma pesada filtragem.
Basicamente, a rede social vai apenas aprovar publicações de uma restrita de entidades verificadas, onde irá dominar informação proveniente da Organização Mundial de Saúde. Estas ações têm como principal objetivo a promoção de informação verificada sobre a pandemia e tentar exterminar a divulgação de fake news.
Conteúdo que divulgue informação enganosa ou tire proveito desta crise, será afetado negativamente
Além da remoção dos conteúdos das listas de recomendação, o Instagram informou que vão começar a "despromover" conteúdos que sejam classificados negativamente no que respeita à sua veracidade. Basicamente, utilizadores que publicarem conteúdo falso, não-verificado ou nocivo sobre o Coronavírus (COVID-19) serão afetados negativamente.
O grande objetivo é claramente tentar exterminar a propagação de fake news sobre esta pandemia, enquanto tentam promover conteúdo que verificado com o intuito de ajudar ao máximo os seus utilizadores.
Facebook oferece publicidades gratuitas à Organização Mundial de Saúde
No início do mês, quando já se tornava evidente as dimensões assustadoras que a pandemia do COVID-19 estava a assumir, o Facebook informou que iria disponibilizar publicidade grátis para a Organização Mundial de Saúde.
Além do destaque concedido nas recomendações das suas redes sociais, a oferta de blocos de publicidade vai certamente ser eficaz na divulgação de conteúdos informativos de confiança.
Editores 4gnews recomendam:
- COVID-19: Facebook Messenger une-se a organizações de saúde para mostrar informação
- Facebook e Instagram seguem Netflix e Youtube e limitam qualidade de vídeo
- Instagram prepara-se para te oferecer mais privacidade nas Histórias