A rede social Instagram acaba de anunciar uma nova medida para combater o bullying online. A partir de agora, começarás a ser notificado sempre que estiveres na eminência de publicar uma legenda potencialmente ofensiva.
Quando partilhas uma foto ou vídeo no Instagram, é natural que esta venha acompanhada de uma legenda. De agora em diante, sempre que alguma dessas legendas possua conteúdo potencialmente ofensivo, serás convidado a reconsiderar o texto.
Ou seja, esta nova medida não irá barrar à nascença qualquer comentário mais ofensivo, mas irá alertar os utilizadores para o que estão prestes a publicar. Em vez de utilizar a censura, a rede social passará a ser pedagógica.
Inteligência Artificial está na base desta funcionalidade
Tal como avança o Instagram, este alerta passará a ser possível graças à Inteligência Artificial. Uma ferramenta desenvolvida pela plataforma e que já foi aplicada nos comentários.
Assim sendo, os utilizadores serão notificados de que a sua legenda assemelha-se a conteúdo anteriormente reportado como bullying. Isso certamente os fará pensar duas vezes naquilo que estão prestes a publicar.
Esta nova ferramenta está já disponível em alguns países selecionados. No futuro, todo o globo será abrangido por esta novidade.
Instagram tem-se esforçado no combate ao bullying
Em julho, o Instagram lançou uma ferramenta semelhante ao que hoje noticiamos, porém, aplicada a comentários. Ou seja, sempre que estejas na eminência de publicar um comentário ofensivo, serás notificado para o repensares.
Ainda no que toca a Inteligência Artificial, esta é igualmente capaz de detetar e eliminar legendas com conteúdo ofensivo. Existe ainda uma função que permite aos utilizadores da rede social destacar comentários ofensivos.
Sendo as redes sociais uma das plataformas mais usadas atualmente para a prática de bullying, é natural que as responsáveis se esforcem para combater o fenómeno. Algo no qual o Instagram se tem esforçado constantemente.
Editores 4gnews recomendam:
- PewDiePie vai "fazer uma pausa" no Youtube em 2020
- WWE junta-se ao TikTok com as músicas mais famosas dos lutadores!
- Fusão do Facebook, Instagram e WhatsApp pode não acontecer. Entende porquê