A rede social Instagram começou a testar um novo modo de exibição de conteúdos em ecrã completo no feed principal. A implementação é em tudo similar ao que podemos encontrar no TikTok e impactará a forma como vemos fotografias e vídeos nesta plataforma do grupo META (ex-Facebook).
A direção do Instagram quererá tornar esta rede social (ainda) mais parecida com a principal rival, TikTok e para tal aplicará mudanças à página inicial da plataforma. Mais concretamente, passaremos a ter uma vista de ecrã completo dos conteúdos para "maior imersão". As mudanças estão atualmente em fase de testes na rede social Instagram.
As mudanças estão em fase de testes na rede social Instagram
Os utilizadores passarão a ver conteúdo na vertical imediatamente ao abrir a aplicação Instagram para as plataformas Android e iOS, de acordo com Adam Mosseri, o responsável máximo pela plataforma. Com efeito, no vídeo acima, partilhado no seu perfil de Twitter, o executivo justifica as alterações em curso na sua plataforma, bem como a razão de tal.
"Estamos a testar uma nova e imersiva experiência de navegação na página principal e respetivos resultados. Se és um dos utilizadores contemplados pelo teste, vê todas as novidades e partilha o teu feedback", aponta Mosseri no vídeo recentemente publicado através da rede social Twitter.
Atendendo à imagem partilhada pela mesma fonte, apresentada em seguida, teremos alterações significativas para o aspeto geral da página inicial do serviço. Desse modo, será dado mais espaço e atenção às publicações, tal e qual o aspeto geral da rival TikTok.
O Instagram pode tornar-se indistinguível do TikTok
Estas alterações eram expectáveis na medida em que o Instagram quer competir seriamente com o TikTok, ainda que para tal se venha a transformar numa cópia da rival. A rede social tem promovido ativamente o formato Reels com vídeos curtos, o mesmo formato que popularizou a TokTok.
Por outro lado, o Integram não incentiva à utilização de vídeos do TikTok na sua plataforma, não encorajando a reciclagem de conteúdos, mas sim a sua criação. De qualquer modo, torna-se cada vez mais difícil discernir o que há de original no Instagram face à popularidade crescente do TikTok.
Mosseri afirmou anda que no final de abril a sua plataforma aplicaria mudanças ao algoritmo de classificação e apresentação de conteúdos. O intuito será o de favorecer conteúdo original na sua plataforma, sobretudo o novo formato de Reels.
Editores 4gnews recomendam:
- À espera da Xiaomi Mi Band 7? Temos boas notícias para ti
- ZTE Axon 40 Ultra confirma caraterísticas em imagens reais já na Internet
- Google Pixel Buds Pro são os próximos auriculares Bluetooth a chegar com Áudio Espacial