O Instagram continua a ser uma das mais utilizadas redes sociais da atualidade, mas isso não significa que está isento de se sentir ameaçado pelo fenómeno do ano passado, TikTok.
Uma das grandes ameaças do TikTok é a semelhança com as Stories do Instagram. A pensar nisso mesmo, o Facebook começou a testar uma nova forma de apresentar/navegar as Stories no Instagram, de forma a ficar mais semelhante ao Tiktok.
Esta nova forma de interagir com as Instagram Stories é muito simples, passando de deslizes horizontais para deslizes verticais. Essa simples alteração nos gestos é tudo o que o Instagram precisa de fazer para que as Stories se transformem praticamente num feed to TikTok.
Alteração nas Instagram Stories ainda não foi confirmada oficialmente
Estes testes foram encontrados por Alessandro Paluzzi, através da análise do código do Instagram. De acordo com um representante da rede social, estas implementações estão ainda numa fase protótipo, negando já ter alcançado uma fase de testes. No entanto, Paluzzi conseguiu ter acesso à funcionalidade, confirmando possíveis testes internos.
Como seria de esperar, o representante do Instagram afirmou também que o facto de estarem a trabalhar nestas possíveis alterações, não significa que irão garantidamente ser implementadas. Tal como acontece com qualquer outra funcionalidade que é testada, existe sempre a possibilidade de que nunca venha a ser lançada para os utilizadores.
Por outro lado, é também possível que a rede social esteja apenas a testar alternativas às funcionalidades que tem já presentes, tentando encontrar pequenos tweaks que ajudem a melhorar toda a experiência de utilização.
Instagram continua a fazer tudo o que pode para manter-se à frente do TikTok
O Instagram continua a trabalhar no desenvolvimento e melhoria das suas funcionalidades, de forma a conseguir manter-se atualizado face às necessidades dos seus utilizadores. Estas preocupações tornaram-se ainda mais evidentes com a grande "explosão" do TikTok no ano passado.
Para responder ao instantâneo sucesso da rede social chinesa, o Instagram lançou em agosto de 2020 as Reels, que introduziu um novo formato de vídeos curtos na sua plataforma.
Atualmente, os utilizadores do Instagram têm à disposição três formatos distintos para partilhar vídeos com os seus seguidores: Stories, Reels e IGTV.
Editores 4gnews recomendam:
- Facebook vs Apple. A verdadeira estratégia de Mark Zuckerberg
- TikTok tem novos recursos de segurança e chega à Android TV
- Facebook, WhatsApp e Instagram nunca foram tão populares!