A Meta anunciou a criação das Contas de Adolescentes no Instagram, um formato da rede social que contará com proteções integradas para garantir a segurança dos jovens utilizadores, além de recursos de controlo parental para os responsáveis.
Desde ontem (17), o Instagram já começou a notificar e a adicionar automaticamente nas Contas de Adolescentes os utilizadores adolescentes que já estivessem inscritos no Instagram em alguns países, uma ação que deverá estender-se ao restante das regiões nos próximos meses.
Como funcionam as Contas Adolescentes do Instagram
De acordo com a Meta, no anúncio das Contas Adolescentes, esta nova experiência foi projetada para oferecer um melhor suporte aos pais e proporcionar-lhes a tranquilidade de saber que os seus adolescentes estão seguros, com as proteções adequadas em vigor.
Entre as principais ferramentas, destaca-se a possibilidade de limitar quem pode contactar os jovens utilizadores através da rede, bem como restringir conteúdos perigosos nas suas timelines. Adolescentes menores de 16 anos precisarão da permissão dos pais para alterar qualquer uma das proteções integradas.
Projetadas para abordar as principais preocupações dos pais, as Contas Adolescentes oferecem os seguintes recursos de segurança já ativados automaticamente:
- Contas privadas: as Contas Adolescentes são privadas por padrão, o que significa que os jovens podem aceitar ou não quem terá acesso às suas publicações.
- Restrições de mensagens: os adolescentes só poderão receber mensagens de pessoas que seguem ou com as quais já estão conectados.
- Restrições de conteúdo sensível: os adolescentes serão automaticamente colocados na configuração mais restritiva do controlo de conteúdo sensível da Meta, limitando a exibição de conteúdos como violência, promoção de procedimentos estéticos e materiais que possam incentivar comportamentos perigosos.
- Interações limitadas: apenas pessoas que os adolescentes seguem poderão marcá-los ou mencioná-los.
- Recurso antibullying: a Meta ativará automaticamente a versão mais restritiva do recurso antibullying, Hidden Words, que filtra palavras e frases ofensivas nos comentários e nas solicitações de DM.
- Lembretes de limite de tempo: notificações solicitarão aos adolescentes que saiam do aplicativo após 60 minutos de uso diário.
- Modo de espera ativado: entre as 22h e as 7h, o modo de espera será ativado por padrão, silenciando todas as notificações durante a noite.
A Meta afirmou que reconhece a preocupação dos pais em relação à exposição dos seus adolescentes a conteúdo adulto ou inapropriado online, razão pela qual estabeleceu regras mais rígidas nas Contas de Adolescentes quanto aos tipos de conteúdo a que os utilizadores terão acesso.
"Removemos conteúdo que viole as nossas regras e evitamos recomendar conteúdo potencialmente sensível, como material sexualmente sugestivo ou discussões sobre suicídio e automutilação. Com as Contas de Adolescentes do Instagram, os adolescentes serão colocados na configuração mais rigorosa do nosso controlo de conteúdo sensível, o que significa que têm ainda menos probabilidade de receber recomendações desse tipo de conteúdo e, em muitos casos, ocultamos completamente esse material, mesmo que seja partilhado por alguém que eles seguem", detalhou a empresa no comunicado.
Quando as Contas Adolescentes do Instagram chega a Portugal
Desde ontem, a Meta já começou a notificar jovens utilizadores que já estivessem a usar a rede social sobre a criação das Contas Adolescentes. Além disso, o comunicado inclui o aviso de que eles serão inseridos automaticamente nas Contas Adolescentes a partir da próxima semana.
A Meta planeia colocar adolescentes nas Contas de Adolescentes dentro de 60 dias nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá e na Austrália. A medida será estendida para os países da União Europeia ainda este ano, embora a empresa não tenha confirmado data.
Já os demais países onde o Instagram é utilizado deve receber as Contas Adolescentes a partir de janeiro. A Meta adiantou ainda que levará o novo formato para outras das suas plataformas - como Facebook e Threads - a partir de 2025.