Instagram lança app para iPad e muda a experiência de raiz

Ao fim de 15 anos, a Meta lança finalmente uma aplicação dedicada para iPad e com uma experiência diferente da que conheces no telemóvel.

Instagram App iPad
Créditos: 9 to 5 Mac

A app está (finalmente) aqui

Após anos de pedidos por parte dos utilizadores, o Instagram tem finalmente uma aplicação dedicada para iPad. A partir desta quarta-feira, 3 de setembro (2025), já podes descarregar a nova app que foi totalmente redesenhada para o tablet da Apple.

A Meta tem estado a trazer várias novidades recentemente, como o recurso de "Amigos Chegados" ao whatsapp, mas colocar o instagram no iPad, apenas ao fim de 15 anos de existência da app, apanhou todos de surpresa.

Reels em primeiro plano

O destaque vai para o facto da aplicação abrir diretamente no feed de Reels (a resposta da Meta ao TikTok). Desta forma, ao colocar os vídeos curtos no centro da experiência, a Meta reforça a sua aposta no formato de vídeos verticais que mais tem crescido nos últimos anos.

Outras funcionalidades presentes no iPad

As Stories continuam em destaque na parte superior da página inicial e continua a existir a aba “A seguir”, onde podes alternar entre diferentes feeds, incluindo uma versão cronológica semelhante à do telemóvel.

O ecrã maior do iPad traz ainda vantagens práticas: os comentários nos Reels aparecem ao lado dos vídeos em ecrã completo. A página de mensagens diretas também mostra a lista de conversas e a janela de chat lado a lado, ao estilo do Messenger no desktop.

Porquê só agora?

Adam Mosseri, chefe do Instagram, admitiu no passado que o número de utilizadores a pedir uma app para iPad não justificava o investimento. Agora isto parece ter mudado. Seja o aumento de crianças e jovens a usar tablets, seja a fragilidade do TikTok no mercado norte-americano, a Meta decidiu avançar.

E fá-lo deixando claro que a prioridade são os Reels.

Sugestão do dia:

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.
Anúncio de Fundo