Tornou-se comum, em várias plataformas online, a chamada “pausa para compromissos comerciais”. Facilmente estamos a ver um vídeo no YouTube e há uns segundos de pausa para anúncios. Agora parece que isto está prestes a chegar ao Instagram.
Ao TechCrunch, um porta-voz da Meta confirmou que estão a ser testados novos formatos de anúncios no Instagram. E basicamente um desses formatos é literalmente uma pausa na navegação na app para ver um anúncio.
A descoberta foi inicialmente partilhada pelo utilizador Dan Levy na rede social X, que mostra numa imagem como será o aspeto desta novidade na rede social. O utilizador afirma que “a app impediu-me de passar à frente neste anúncio, o que é uma jogada louca na minha opinião”.
Ad break é a nova forma (em teste) de ver anúncios no Instagram
Noutra imagem, a rede social refere-se a esta funcionalidade (vamos chamar-lhe assim), como “ad break” (pausa para anúncios). E descreve-a “Ad breaks são uma nova forma de ver anúncios no Instagram. Por vezes poderás ter de ver um anúncio antes de continuar a navegar”.
Ao que é também revelado, estes anúncios têm por enquanto uma duração máxima de 10 segundos. Estes anúncios estão a aparecer em partes onde os utilizadores viram vídeos na aplicação. O que não se sabe é se a funcionalidade já está disponível em muitas regiões.
Aparentemente ainda se trata de um teste. Mas o facto de já existir uma fonte oficial a falar desta possibilidade como definitiva, poderá ser uma questão de tempo até termos um diferente tipo de anúncios na rede social.
As reações à publicação de Dan Levy foram tudo menos positivas, com os utilizadores a mostrarem-se desagradados com o possível avanço da medida. Alguns deles falam também do Instagram+ poder estar a caminho, algo semelhante à versão paga do X. Veremos o que o futuro reserva ao Instagram.