Instagram está a testar uma das medidas mais polémicas dos últimos tempos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Tornou-se comum, em várias plataformas online, a chamada “pausa para compromissos comerciais”. Facilmente estamos a ver um vídeo no YouTube e há uns segundos de pausa para anúncios. Agora parece que isto está prestes a chegar ao Instagram.

Ao TechCrunch, um porta-voz da Meta confirmou que estão a ser testados novos formatos de anúncios no Instagram. E basicamente um desses formatos é literalmente uma pausa na navegação na app para ver um anúncio.

A descoberta foi inicialmente partilhada pelo utilizador Dan Levy na rede social X, que mostra numa imagem como será o aspeto desta novidade na rede social. O utilizador afirma que “a app impediu-me de passar à frente neste anúncio, o que é uma jogada louca na minha opinião”.

Holy moly! Meta seemingly is now forcing us to watch ads in our feeds on Instagram! The app legit stopped me from scrolling past this ad which is just a bonkers move to me. pic.twitter.com/740EXjGyl2

— Dan Levy ✡ דניאל לוי (@TheDanLevy) 1 de junho de 2024

Ad break é a nova forma (em teste) de ver anúncios no Instagram

Noutra imagem, a rede social refere-se a esta funcionalidade (vamos chamar-lhe assim), como “ad break” (pausa para anúncios). E descreve-a “Ad breaks são uma nova forma de ver anúncios no Instagram. Por vezes poderás ter de ver um anúncio antes de continuar a navegar”.

Ao que é também revelado, estes anúncios têm por enquanto uma duração máxima de 10 segundos. Estes anúncios estão a aparecer em partes onde os utilizadores viram vídeos na aplicação. O que não se sabe é se a funcionalidade já está disponível em muitas regiões.

Aparentemente ainda se trata de um teste. Mas o facto de já existir uma fonte oficial a falar desta possibilidade como definitiva, poderá ser uma questão de tempo até termos um diferente tipo de anúncios na rede social.

As reações à publicação de Dan Levy foram tudo menos positivas, com os utilizadores a mostrarem-se desagradados com o possível avanço da medida. Alguns deles falam também do Instagram+ poder estar a caminho, algo semelhante à versão paga do X. Veremos o que o futuro reserva ao Instagram.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.