O Instagram nasceu em 2010 como aplicação de partilha de fotografias, chegando a ser considerada a rede social de eleição para tal. Sobretudo entre os entusiastas da fotografia, a app e rede social tornar-se-ia no local perfeito para alojar os respetivos portefólios.
Volvidos mais de dez anos o Instagram encontra-se inserido no ecossistema Facebook e, como tal, sujeito aos seus desígnios. Pois bem, o Facebook quer fazer frente à rede social TikTok que continua a crescer a olhos vistos e para tal "sacrificará" o Instagram.
"Já não somos uma app de partilha de fotos", Adam Mosseri, responsável pelo Instagram
Tendo nascido como aplicação primariamente dedicada às imagens, seria só em 2015 que a primeira função dedicada ao vídeo chegaria à app, a Boomerang que criava pequenos vídeos. No ano seguinte, em agosto de 2016, já sob a alçada do Facebook, o Instagram lançaria as suas Stories, a função copiada do Snapchat.
Volvidos dois anos, em 2018, seria lançada a plataforma IGTV, totalmente dedicada aos vídeos no formato vertical, querendo afirmar-se perante o YouTube. Agora, em 2021, o Instragram moldar-se-á para dar mais destaque aos Reels, a função copiada do TikTok.
Os novos vetores do Instagram serão os criadores de conteúdo (influenciadores), compras através dos vídeos e as mensagens. Veja-se, acima a informação avançada por Adam Mosseri no Twitter, o responsável máximo pela rede social Instagram.
O Facebook quer competir com o TikTok
A índole do Instagram está a mudar à medida que também a rede social cresce em popularidade. Mudança esta que, como afirma o seu responsável máximo, colocará o Instagram na vanguarda do vídeo, estando mais atenta às tendências e hábitos de consumo.
É assim que o Instagram se transforma da fotografia para o vídeo. Algo que acaba por não surpreender ninguém que tenha usado esta plataforma nos últimos anos. Sobretudo à medida que a concorrência de novas redes se fez sentir, o Instagram foi rápido em assimilar grande parte das funções presentes nos concorrentes.
A propósito, Mosseri publicou recentemente um vídeo no qual detalhava o funcionamento do seu Instagram. Aí discorreu sobre alguns pontos como "O Algoritmo", bem como os diversos mecanismos de crescimento e descoberta nesta rede social.
Face ao exposto, a nova canalização de energia para o formato de vídeo é apenas um reflexo do caminho que a empresa tem vindo a trilhar. É inevitável que o Instagram se afirme perante o TikTok, ainda que possa perder parte da sua identidade original.
Por outro lado, para todos os utilizadores que valorizam sobretudo a imagem - fotografia - talvez seja altura de começar a pensar em alternativas.
O futuro do Instagram está aqui delineado - será a alternativa ao TikTok - e caso a estratégia surta os frutos desejados, ultrapassará a rival.
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