Instagram dá uma excelente novidade para quem quer editar vídeos

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Se fazes vídeos para o Instagram, é possível que já tenhas pensado no quão útil seria uma aplicação para os editar, dentro da própria rede social. A boa notícia é que isso vai mesmo acontecer, conforme é avançado pelo principal responsável do Instagram.

Adam Mosseri falou sobre o lançamento da nova epp “Edits”, através do “Threads”, outra aplicação dentro do Instagram. A publicação foi feita este domingo, dia 19 de janeiro, sendo que Mosseri apresenta a ferramenta de uma forma geral (via Mashable).

O que sabemos sobre o “Edits”?

Desde já, importa referir que a utilização da aplicação será gratuita. Com base na descrição do responsável da plataforma, o “Edits” será um “conjunto completo de ferramentas criativas”, bastante úteis à edição de vídeos.

"Haverá uma aba dedicada para inspiração, outra para registar quaisquer ideias iniciais que possas ter, uma câmara de qualidade muito superior que usei para gravar este vídeo” - enumera Mosseri.

Insta
(crédito Instagram: via Mashable)

No fundo, e tal como o próprio acrescenta, vêm aí “todas as ferramentas de edição que [esperávamos], a capacidade de partilhar rascunhos com amigos e outros criadores e, se decidir partilhar os vídeos no Instagram, insights importantes sobre o desempenho dos vídeos".

Em termos de data de lançamento, como refere a mesma fonte, a página do “Edits” sugere que este só aconteceria a 13 de março. No entanto, aparentemente, poderá ficar disponível antes do expectável. Neste caso, até poderá chegar no mês de fevereiro.

De qualquer das formas, Mosseri deixou uma ressalva aos utilizadores do “Edits”. O próprio referiu que a primeira versão da app vai estar ainda longe da versão final.

Será possível usar efeitos de som, voz e vários filtros de vídeo

Com base na descrição da app, sabemos ainda que esta vai permitir filmar vídeos até 10 minutos. Na sua edição, vai ser possível mexer em definições como a resolução, por exemplo. Há várias ferramentas, que permitirão ainda, por exemplo, gerar legendas.

Haverá espaço ainda para filtros de vídeo, efeitos de voz, remoção de barulhos de fundo. Vai ser também possível “dar vida às imagens com animação de IA” (via Mashable). Para quem gosta de monitorizar os resultados dos vídeos, vai haver ainda um painel, onde se pode controlar as métricas dos mesmos.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.