Instagram: Novo bug deixou utilizadores com as suas contas vulneráveis

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Parece que o Facebook não tem mãos a medir quando se fala em problemas de segurança. Agora foi a vez do Instagram se deparar com um novo bug que poderá ter deixado muitos utilizadores com as suas contas 'a céu aberto'.

As novas informações foram publicadas pelo The Information. Revelando que a falha de segurança na rede social esteve relacionada com uma das suas próprias ferramentas. Embora tenha sido corrigido rapidamente, poderia ter apresentado consequências bastante graves.

Vê ainda: Facebook: Nem imaginas quantas contas falsas foram eliminadas num ano

A ferramenta em questão é a que permite aos utilizadores fazerem uma cópia integral de todos os conteúdos que já publicaram na sua conta do Instagram. Ao que parece, quando os utilizadores utilizavam esta funcionalidade, era enviado um URL em que a password estava presente.

De acordo com as informações publicadas, este problema acabou por afetar um número reduzido de utilizadores (que no que respeita ao Instagram podem ter sido vários milhares). Entretanto, o bug já foi corrigido e a utilização desta ferramenta, já não tem qualquer compromisso na segurança das contas.

Instagram vê-se com mais um problema de segurança nas mãos deixando utilizadores vulneráveis

Este foi um acontecimento que poderia ter-se revelado bastante grave caso não fosse detectado de forma tão rápida. Ainda assim, os 'poucos' utilizadores que foram afetados poderão ter tido a sua password exposta para quem quisesse ver.

Especialmente se estivessem a utilizar um computador público ou uma rede WiFi que não fosse segura. Por motivos desconhecidos, sabe-se ainda que a passwords ficaram também armazenadas nos servidores do Facebook.

Todos os afetados por este bug foram contactados diretamente pelo Facebook de forma a garantir que as suas contas não permanecem num estado vulnerável.

Hoje em dia são muitas as campanhas que promovem as melhores práticas de "utilização" da internet. No entanto, é de conhecimento público que a grande parte dos utilizadores não segue as regras mais básicas.

Existem ainda muitos utilizadores que acabam por utilizar a mesma password (ou pequenas variantes) para todas as suas contas. Assim, a exposição da 'pouco importante' password do Instagram, pode ter repercussões muito mais sérias caso acabe nas mãos erradas.

Editores 4gnews recomendam:

Instagram transforma os seus vídeos numa loja online

Shazam já te permite partilhar músicas no Instagram para iOS e Android

Instagram: Garante a tua segurança com este novo método

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.