A Neuralink de Elon Musk conseguiu um feito na interface cérebro-computador incrível ao colocar um homem tetraplégico a jogar xadrez apenas com a força do seu pensamento.
A conquista ficou registada num vídeo que está agora a ser divulgado na rede social X.
Mas vamos a mais pormenores. De acordo com as informações divulgadas, a tecnologia da Neuralink funciona através de um processador que é implantado no cérebro. Assim que colocado, este chip consegue traduzir os padrões de pensamento em sinais digitais.
Noland Arbaugh, o protagonista deste vídeo, explicou o seu processo de treino. Diz Noland: “eu tentava mover as minhas mãos para a frente e para trás e, partindo daqui, imaginava o cursor a movimentar-se”.
Terão sido estes padrões de pensamento que a tecnologia Neuralink transformou em sinais digitais que depois concretizaram as operações desejadas.
Esta demonstração traduz-se num avanço significativo para a interface cérebro humano-computador. O sucesso desta experiência pode ser o início de um caminho que abre portas a uma maior independência de indivíduos que tenham paralisia ou outras condições neurológicas. Tudo porque vai permitir que, através dos seus pensamentos, concretizem ações físicas.
A Neuralink batizou já esta tecnologia com o nome telepatia para refletir a conexão entre o homem e a máquina.