Olivia C., a 'AI influencer portuguesa' que chegou à shortlist nos The World AI Creator Awards (WAICA), alcançou o terceiro lugar neste evento internacional, vencido pela concorrente marroquina Kenza Layli, seguida pela francesa Lalina.
Seguindo a lógica destes concursos, a portuguesa foi a terceira Dama de Honor, num programa global de prémios que teve como objetivo reconhecer as conquistas dos criadores de IA em todo o mundo.
Mais do que um concurso de beleza
Apesar de ser notório que as concorrentes aos The World AI Creator Awards criadas através de IA demonstram grandes preocupações estéticas, os responsáveis pelo prémio reforçam que é apenas um dos critérios avaliados.
O critério tecnológico é, neste caso essencial, com os criadores a serem avaliados quanto à sua capacidade de utilização e implementação das ferramentas de IA usadas para criar as suas obras.
Por fim, as personagens criadas são também avaliadas quanto à sua influência social e, neste caso, a Miss Mundo IA marroquina bate aos pontos as restantes concorrentes do pódio: são cerca de 204 mil seguidores no Instagram para Kenza Layli, contra 120 mil para Lalina e 13 mil para a portuguesa.