Inédito - Vodafone Portugal e NOS unem-se contra a MEO

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A NOS e a Vodafone Portugal celebraram hoje um acordo de desenvolvimento e partilha de infraestrutura de abrangência nacional. Esta parceria permite aos dois operadoras nacionais a disponibilização das suas ofertas comerciais, sob a rede partilhada, já a partir do início de 2018. Uma clara tomada de posição perante a terceira grande figura, a MEO.

Vê ainda: d

O acordo abrange a partilha recíproca de fibra escura em cerca de 2,6 milhões de casas, em que cada uma das entidades partilha com a outra um valor equivalente de investimento. A parceria é ainda alargada à infraestrutura móvel, onde está assegurada a partilha mínima de 200 torres móveis.

Vodafone Portugal e NOS - No que consiste a parceria?

Esta parceria entre duas das três principais operadoras nacionais trará bastantes novidades a curto-médio prazo para o consumidor. Na sequência deste acordo, a cobertura da rede de nova geração da NOS irá ultrapassar os 4.4 milhões de casas passadas até ao final de 2018, integralmente capacitadas para disponibilizar serviços Gigabit ( ou seja, 1.000 megabits por segundo).

"Este acordo representa um passo muito importante no nosso compromisso com Portugal e com os portugueses. Com a expansão da sua rede de fibra de última geração e o reforço da sua cobertura móvel, a NOS mantém o seu compromisso de investimento na criação de condições que, não só permitirão às empresas portuguesas prepararem-se para responder ao desafio da transformação digital, mas também às famílias que terão assim a oportunidade de escolher as melhores ofertas e um serviço de excelência.”, afirma Miguel Almeida CEO da NOS.

O acordo hoje celebrado pressupõe que as duas empresas mantêm total autonomia no desenho das ofertas comerciais e na escolha das soluções tecnológicas que decidam vir a implementar.

Está igualmente assegurada a total independência na gestão da base de clientes de cada uma das empresas, bem como a confidencialidade no tratamento da informação dos consumidores.

Parceria entre a NOS e Vodafone para fazer frente à MEO?

A parceria entre a NOS e a Vodafone Portugal assume especial relevância numa altura em que o país vive uma profunda transformação económica e social, que em larga escala depende das novas tecnologias.

A partilha destas infraestruturas cria condições para uma maior dinamização do mercado, ao criar mais concorrência e ao permitir a disponibilização de serviços de elevada qualidade e mais escolha, a um número cada vez maior de cidadãos e de empresas.

Por sua vez, a MEO também tem melhorado consideravelmente as suas infra-estruturas. Neste momento, a rede de fibra óptica da PT (utilizada pela MEO) já chegou a quatro milhões de lares em Portugal, o que representa uma cobertura de 66% das casas portuguesas como avança o YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Neste momento qual é a tua operadora, alguma destas três?

Outros assuntos relevantes:

d

GoPro Hero 6 Black – Conhece a nova GoPro com gravação 4K 60FPS

d Nougat chega finalmente ao Motorola Moto X Play no Brasil

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.