Incrível: robô aprende a fazer cirurgias só por ver vídeos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda que sejam precisos muito anos para formar devidamente um médico cirurgião, os robôs baseados em Inteligência Artificial têm um período de aprendizagem substancialmente mais reduzido.

Investigadores das Universidades Johns Hopkins e Stanford conseguiram ensinar um sistema cirúrgico robótico a executar vários procedimentos cirúrgicos utilizados frequentemente na mesa de operações. E bastaram algumas centenas de vídeos e apenas alguns dias para que este sistema conseguisse ser bem-sucedido. Vê aqui o vídeo do sistema em ação.

A equipa de investigação usou o Sistema Cirúrgico da Vinci nesta experiência. Recorde-se que este é um sistema robótico controlado remotamente por um cirurgião que usa braços robóticos para executar tarefas como dissecção, sucção, corte e selagem de vasos sanguíneos.

Recorrendo a um processo de Machine Learning conhecido por aprendizagem por imitação, este grupo de investigadores conseguiu treinar o Sistema Vinci para executar sozinho três procedimentos: manipulação de uma agulha, levantamento de tecido corporal e suturações.

De acordo com as informações divulgadas, este sistema não só conseguiu executar, de forma autónoma, os procedimentos, como também corrigir alguns erros durante as tarefas.

Axel Krieger, investigador da equipa da Universidade Johns Hopkins, revelou que se o sistema “deixasse cair a agulha, voltava a pegar nesta e continuava. Eu não o ensinei a fazer isso”.

Este renovado Sistema Cirúrgico Vinci aprendeu tudo combinando a técnica de aprendizagem por imitação com o treino efetuado às conhecidas plataformas de Inteligência Artificial generativa, como por exemplo o ChatGPT.

Mas enquanto estas plataformas trabalham com texto, este sistema recorre a uma linguagem com elementos matemáticos que descrevem movimentos para direcionar os seus braços robóticos cirúrgicos.

A equipa de investigadores acredita que pode ensinar este sistema a executar qualquer procedimento cirúrgico e até mesmo a executar sozinho uma cirurgia completa. Mas faltam ainda muitos anos até que estes sistemas robóticos assumam o papel de cirurgiões numa sala de operações.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt