Incrível! Nintendo, Megadrive e outras consolas antigas ainda recebem jogos novos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

Uma consola é considerada "retro", quando não são mais produzidos jogos para ela, certo? Errado! Na verdade, desenvolver jogos para consolas mais antigas tornou-se uma excelente forma de iniciar uma carreira como programador independente.

Há ainda muitas consolas de que muitos de nós podemos sentir saudades que continuam a receber bons jogos produzidos dentro do género indie e homebrew. E estas consolas são algumas delas, conforme exemplificou a página How to Geek.

Nintendo

NES
Imagem: Evan-Amos - Domínio público

Com o nome de Nintendo Family Computer, Family Computer, ou apenas Famicom, esta consola foi lançada no Japão em 1983, mas foi redesenhada com o nome de Nintendo Entertainment System (NES) para o lançamento nos mercados da América do Norte, Europa, Ásia, Austrália e Brasil.

Esta pequena consola de videojogos de 8 bits foi o maior sucesso comercial da sua época, tendo tido, inclusive, um papel fundamental na recuperação da indústria de videojogos após a crise de 1983. Em 2022, a Nintendo foi eleita a 13ª consola mais vendida de todos os tempos.

Não é surpresa, portanto, que uma consola que marcou tanto ainda receba uma quantidade impressionante de novos jogos. Mas vai além. Uma grande parte destes novos títulos está disponível em cartuchos físicos, ou seja, é possível jogá-los numa Nintendo real e não apenas nos emuladores.

Alwa's Awakening, de 2021, e Dungeons and Doomknights, de 2022, são alguns dos grandes jogos que mostram o que é possível com o hardware do NES.

Megadrive

mega drive
Imagem: Evan-Amos - Domínio público

Esta consola de videojogos de 16 bits foi lançada em 1988 no Japão como Mega Drive. Sucessor do Master System, a Mega Drive ganhou grande destaque entre o público juvenil, graças à enorme popularidade da série Sonic the Hedgehog, aos relançamentos de jogos de arcade e à vasta oferta de jogos de desporto.

A Mega Drive vendeu 30,75 milhões de unidades em todo o mundo e marcou o auge da Sega. Não é de surpreender que, até hoje, continue a receber novos jogos. O RPG Pier Solar and the Great Architects, por exemplo, foi lançado tanto para esta consola como para a Dreamcast. Outro título de destaque é Demons of Asteborg.

Super Nintendo (SNES)

super nintendo
Imagem: Evan-Amos - Domínio público

A Super Nintendo Entertainment System (SNES) ficou marcada como uma dos maiores saltos geracionais em tecnologia de jogos de todos os tempos. Lançada entre 1990 e 1993 em várias partes do mundo, a consola trouxe gráficos e recursos de som avançados em comparação com outras consolas da época.

Um sucesso mundial e campeão de vendas, o Super Nintendo é lembrado por jogos icónicos como Super Mario World, Donkey Kong Country e The Legend of Zelda: A Link to the Past. Além disso, é considerado por muitos como a última geração de consolas centradas em 2D.

A sua popularidade permanece forte até hoje, o que explica a extensa lista de novos jogos recentes, mesmo tendo sido descontinuado oficialmente em 2003. Na página CBR, podes ver os 10 melhores novos jogos para a SNES.

PlayStation (PS1)

PS1
Imagem: Evan-Amos - Domínio público

A primeira consola de videojogos fabricada pela Sony, a PS1, foi lançada em 1994 no Japão, dando início a uma das séries de consolas de maior sucesso do mundo. Marcou a transição dos cartuchos para os CDs.

A PS1 tornou-se a 6ª consola mais vendida do mundo, com mais de 100 milhões de unidades vendidas até 2006, quando a sua produção foi interrompida. Nos últimos anos, a estética gráfica dos jogos de PS1 voltou a estar na moda, resultando em "remakes" de jogos como *Bloodborne* e em títulos originais como *Signalis*, *Paratopic* e *Dread Delusion*.

Sega Dreamcast

Sega Dreamcast
Imagem: Evan-Amos - Domínio público

Lançada a 27 de novembro de 1998, no Japão, a Dreamcast foi a última consola de videojogos produzida pela Sega. Fez história por vários motivos. Um deles foi o facto de ter sido a primeira consola da 6ª geração, antecedendo o PlayStation 2 da Sony, a GameCube da Nintendo e a Xbox da Microsoft.

Outro motivo foi que a sua descontinuação, em 2001, marcou o fim dos 18 anos da Sega no mercado das consolas. Mas a Dreamcast não morreu. Os desenvolvedores de jogos indie continuam a lançar títulos como Xenocrisis, Driving Strikers e muitos outros. Há, inclusive, uma página dedicada à consola e uma lista dos melhores jogos indie lançados até o momento.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.