No mundo da tecnologia, se achas que já viste tudo, acredita: não é bem assim! Pelos vistos, existe uma startup holandesa, chamada Monumental, que tem a capacidade de assentar tijolos. No fundo, é uma espécie de construtor civil inteligente, que pode ser uma ajuda enorme a construir a tua casa.
A empresa ainda é recente (existe desde 2021), mas já dá que falar. De acordo com o Tech Crunch, a Monumental é altamente especializada a trabalhar com argila, tendo já feito alguns testes bem sucedidos. Um deles foi na cidade de Amesterdão, em que conseguiram fazer uma obra, num exterior de 15 metros de um prédio. De momento, existem projetos em curso com 25 empreiteiros, que incluem habitação de renda acessível.
Daquilo que se sabe sobre esta inovação, conhece-se que há um carrinho autónomo ao "construtor inteligente", que consegue suportar cargas bastante pesadas. Depois de carregar os materiais, existe outro robot que trabalha a massa e assenta os tijolos. Impressionante, certo?
O objetivo é juntar esforços de humanos e robôs
À primeira vista, pode parecer que estamos a relegar o ser humano para segundo plano. Contudo, não parece ser esse o intuito. Para o fundador da startup, Salar al Khafaji, o objetivo é unir esforços entre pessoas e máquina, de forma a obter um nível de eficiência que nunca se viu antes. O próprio espera que a inteligência do robot com a experiência humana possa ser um combo altamente eficaz.
A ideia tem tanto de inesperada como de impactante, até porque, cada vez mais, a mão de obra, em áreas ligadas à construção civil, tem vindo a diminuir. Tendo tudo isso em consideração, a Monumental prepara-se para fazer um novo investimento a rondar os 23 milhões de euros. Na base desse reforço, a Tech Crunch refere que está o objetivo de diversificar o tipo de tijolos, bem como fazer a produção aumentar de escala.
O futuro, cada vez mais, é uma incógnita. Posto isto, fica a questão: será que, daqui a algum tempo, o normal é termos robôs a construir as nossas casas? Nada como esperar para ver!