Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Incómoda ou eficaz? Microsoft tem nova tática para que fiques no Edge

A Microsoft está a testar uma nova tática no Bing para convencer os utilizadores a manterem-se no Edge. Mas resulta? Incomoda ou convence?

edge vs microsoft

Com o Microsoft Edge como navegador pré-definido no Windows, não é raro que muitos utilizadores usem o Bing apenas para descarregar o Chrome — e a Microsoft sabe disso. A nova tentativa de evitar esse movimento aposta num banner em tamanho XL mesmo antes dos resultados da pesquisa.

A mensagem? Um apelo direto para ficares com o navegador da casa. E não faltam comparações, promoções e até recompensas para te tentar.

“O Edge tem a velocidade do Chrome… e a segurança da Microsoft”

É isto que diz o novo banner que aparece quando procuras por "Chrome" no Bing, usando o Edge, conforme reportou o Windows Report. A comparação surge em destaque, ocupando boa parte da página, antes mesmo de veres os links para descarregar o navegador da Google.

O aviso vem com um selo “Promovido pela Microsoft” e enumera o que o Edge tem e o que o Chrome, alegadamente, não tem.

Entre os argumentos usados estão o Microsoft Rewards (aquele programa que dá pontos por usares produtos Microsoft), uma VPN integrada (que não está disponível em todas as regiões), sugestões de navegação com IA e maior personalização.

Segundo a Microsoft, é tudo o que já tens no Chrome… mas com um toque extra de segurança e benefícios.

edge vc chrome
Imagem: Windows Report

Um apelo cada vez mais agressivo

Esta nova campanha faz parte de uma longa série de tentativas por parte da Microsoft para manter os utilizadores no Edge. Desta vez, a abordagem é ainda mais visível: além do banner comparativo, alguns utilizadores reportaram que receberam uma oferta para ganhar pontos Microsoft Rewards, com direito a cartões-oferta da Amazon, Starbucks, Xbox Game Pass e até Roblox.

Antes, estas sugestões surgiam sob a forma de notificações pequenas e fáceis de ignorar. Agora, são banners a ocupar o topo da página, como se o Bing dissesse: “Tens mesmo a certeza de que queres sair?”

edge vs microsoft
Imagem: Tom's Guide

Apesar de todos os esforços da Microsoft, o Chrome continua a ser o navegador mais usado no mundo. De acordo com os dados da Backlinko, o Chrome soma cerca de 3,69 mil milhões de utilizadores globalmente, enquanto o Edge conta com cerca de 292 milhões.

Na UE, a pressão vai acalmar (um pouco)

Graças à nova Lei dos Mercados Digitais, quem vive na União Europeia já não terá de lidar com tantos pop-ups a tentar forçar o Edge como navegador padrão.

Mas no resto do mundo, os apelos continuam a aparecer. Para alguns, já roça o nível de spam. Para a Microsoft, é apenas marketing assertivo.

Promoção do dia!

Samsung Odyssey 32 165Hz Curvo
206,99€Power Planet
299,00€-31%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.