A Honda divulgou, recentemente, imagens de um protótipo de supercarro dos anos 80 que foi restaurado: o HP-X de 1984. A conceção da marca japonesa acaba por ser interessante, já que o veículo mistura o clássico com claros traços futuristas que já se viam na época.
De acordo com o The Verge, podemos identificar no automóvel alguns adereços tecnológicos no carro, que vemos nos dias de hoje. Destacamos, por exemplo, um player de CD, GPS, telemetria em tempo real e até avisos de condições da estrada.
O que mais impressiona, naturalmente, são as imagens. Desde já, os tons de branco e azul com vermelho no interior são apelativos, assim como a própria forma do carro. Contudo, entrando em detalhes, sabemos que o protótipo conta com um motor de corrida Honda F2: um V6 DOHC de 2 litros e 24 válvulas, como refere a mesma fonte.
O carro não tem portas
Outro aspeto que nos salta à vista é o facto do carro não ter qualquer porta. Isto quer dizer que aquela espécie de “dossel transparente” sai para que pudesses entrar. Para além da sua vertente utilitária, também dá um toque de elegância ao carro.
Afinal de contas, este torna o look do automóvel mais distinto e ajuda, também, em termos de aerodinâmica. Segundo a própria Honda, este tipo de design dos anos 80 serviu de inspiração a modelos como o Acura NSX, por exemplo.
"A primeira geração do NSX incorporou muitas das ideias e inovações exploradas pela primeira vez no HP-X" - explica a marca japonesa.
A história do HP-X
Para falarmos do HP-X, temos de recuar 40 anos na história. Este estreou-se, pela primeira vez, no ano de 1984, em Turim. Desta vez, o modelo restaurado da Honda vai a concurso na competição de elegância de Pebble Beach.
A prova acontece no dia 18 de agosto, nos Estados Unidos, e será interessante ver outras surpresas que o evento em questão possa ter para nos mostrar.