Imagens de satélite expõem milhares de Teslas por vender

Afonso Henriques
Afonso Henriques
Tempo de leitura: 2 min.

Ultimamente, a Tesla tem sido alvo de várias polémicas, muitas delas focadas no novo SUV da marca, o Tesla Cybertruck, que tem suscitado muitas questões e problemas.

No entanto, a mais recente polémica não incide no Cybertruck mas sim numa escolha executiva de produção. Segundo fontes da Sherwood, que usou imagens de satélite para analisar os parques de estacionamento da Tesla no Texas, a companhia Americana terá, em excedente de armazenamento, quase 50000 carros - o dobro dos números apresentados no primeiro trimestre de 2023.

Um erro visível do espaço

Ports, parking lots, and outside its factories — extra Teslas are piling up and you can see them from space https://t.co/fdorpLTrFe pic.twitter.com/MxrJ4x9xuA

— Rani Molla (@ranimolla) 7 de junho de 2024

Nos últimos dias, temos observado várias críticas apontadas à Tesla e ao seu CEO, Elon Musk, devido a fotos e imagens de satélite que surgiram nas redes sociais. As acusações em questão mostram um parque de estacionamento completamente cheio de carros elétricos Tesla, que aparentam, à primeira vista, estar abandonados.

Após investigação, fontes mostram que a Tesla produziu mais de 400 mil exemplares Model Y durante o primeiro trimeste de 2024, enquanto que o total de encomendas não chegou a 387 mil. Isto significa que existe, de momento, um excedente de 47 mil exemplares Tesla armazenados pelos depósitos da empresa, expostos agora por imagem de satélite.

Estas imagens confirmam o que as vendas do primeiro trimestre de 2024 indicavam - a Tesla tem andado a produzir significativamente mais veículos do que aqueles que consegue vender e, de momento, tem dezenas de milhares de carros sem comprador.

As vendas da Tesla têm diminuído

As vendas da Tesla têm diminuído
Imagem: Shutterstock / Tada Images e Sherwood

Esta descida das vendas vem em consequência não só de uma liderança um pouco caótica e de problemas nos veículos, mas também de outros fatores exteriores à empresa. Nos últimos meses, temos verificado uma queda nas vendas de veículos elétricos em todo o mundo, bem como um crescimento significativo da sua competição direta.

A empresa diminuiu em mais de 8,5% as suas vendas totais em 2024, mesmo com um excedente de stock disponível. Este é o primeiro trimestre em que as vendas caem desde 2020, ano em que a empresa americana foi forçada a desacelerar a sua produção de automóveis.

No entanto, o Diretor Financeiro da Tesla, Vaibhav Taneja, já comentou esta polémica, oferecendo uma justificação para este elevado excedente de produção e aceitando o compromisso de normalização para os próximos tempos.

"O principal fator que contribuiu para esta situação foi um aumento do inventário resultante de um desfasamento entre 'builds'.
Esperamos que o inventário construído se reverta no segundo trimestre e que o fluxo de 'cashflow' volte a ser positivo". - Vaibhav Taneja

Afonso Henriques
Afonso Henriques
O Afonso tendo explorado algumas áreas, sempre teve um gosto especial por jornalismo. Ávido apreciador de videojogos e tecnologia desde muito novo.