Imagem de EV a carregar outro elétrico da BYD torna-se viral

Pedro Alves
Pedro Alves
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Uma foto de um veículo elétrico a carregar outro EV, da BYD, numa estrada australiana, está a tornar-se viral e a levantar discussões sobre a verdadeira capacidade dos veículos elétricos poderem alimentar as baterias de outros EVs.

A história está a ser divulgada pelo Daily Mail, que cita um post publicado no Reddit no início desta semana, quando utilizador publicou uma foto com o seguinte comentário:

‘Hoje aprendi que, se o teu Build Your Dreams (BYD) ficar sem bateria, podes recarregá-la com outra bateria durante algumas horas à beira da estrada’.

Imagem de EV a carregar outro elétrico da BYD torna-se viral
A imagem mostra dois EVs parados na berma da estrada, em fila, ligados por um conjunto de cabos e extensões que, supostamente, transferem energia elétrica de um carro para o outro.
Imagem: Daily Mail via post Reddit

É mesmo possível carregar um EV com outro EV?

A imagem do suposto carregamento tornou-se rapidamente viral e os comentários surgiram em catadupa. Muitos deles a sugerir que a opção por um elétrico implica ainda carregamentos muito demorados, enquanto outros vão mais longe e sugerem aos donos dos EVs passarem a andar com geradores... a gasóleo!

Humor à parte, a verdade é que o processo sugerido pelo utilizador do Reddit é dificilmente concretizável já hoje.

A função de carregamentos bidirecionais (Bidirectional charging) é já hoje comum a vários modelos de várias marcas de EV, mas apenas para cenários específicos e normalmente com o limite de 3.6 kW.

Em termos práticos, existem três tipos principais de carregamento bidirecional possíveis de realizar a partir de alguns EVs: Vehicle-to-grid (V2G), que permite injetar de volta eletricidade na rede para reduzir custos e emissões de carbono; Vehicle To Home (V2H), ou Vehicle To Building (V2B), que permite alimentar uma habitação com a energia acumulada na bateria principal do EV; e Vehicle To Load (V2L), que permite usar o automóvel elétrico para alimentar pequenos eletrodomésticos - desde máquinas de café, a ventoinhas, por exemplo.

Um quarto tipo de carregamento bidirecional, o Vehicle To Vehicle (V2V), será aquele que muitos utilizadores anseiam, mas a verdade é que o seu funcionamento eficaz está ainda longe.

De acordo com um artigo do InsideEVs, alguns fabricantes têm planos para adicionar este tipo de características aos seus veículos elétricos - General Motors e mesmo a Tesla, por exemplo – mas será algo que, a concretizar-se, está à distância de, pelo menos, um ou dois anos.

Pedro Alves
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À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.