Iki Mobile: Vem aí o primeiro smartphone com cortiça e é português

Tiago Vahía Pessoa
Tiago Vahía Pessoa
Tempo de leitura: 2 min.

Um ano após o seu lançamento a Iki Mobile, marca portuguesa de smartphones, apresentou-nos, em Lisboa, os seus novos equipamentos para 2017, sendo que o destaque vai para um material bem português usado na sua construção. A 4gnews esteve presente para te contar tudo!

Vê ainda: Iki Mobile: banalidade tecnológica revestida de cortiça [Opinião]

Passado um ano sem ouvirmos falar da Iki Mobile, eis que a marca nos vem apresentar os seus novos modelos para 2017: o KF1.8, o KF2.4, o KF4Go e o KF5bless. O destaque vai para o KF5bless e principalmente para a sua edição especial o KF5bless Cork Edition, ou seja, um terminal com um acabamento e alguns dos seus componentes internos em cortiça.

Nesta apresentação esteve presente o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que felicitou a marca pela utilização da cortiça no desenvolvimento do novo smartphone e pelo empreendedorismo da marca ao apostar na inovação e actualmente estar presente em vários países, com destaque para Angola.

Tito Cardoso, CEO da Iki Mobile, realça a particularidade deste equipamento ser o primeiro do mundo a utilizar cortiça na sua lista de componentes e o benefício que esta traz ao nível da saúde do utilizador uma vez que, alegadamente, a cortiça bloqueia, em parte, as radiações emitidas pela bateria do equipamento.

Tanto o KF5bless como KF5bless Cork Edition vêm com o Android 5.1 Lolipop com a personalização dada pela Iki Mobile, designada por IKI Mobile OS 1.0, onde foi destacada a capacidade de termos vários perfis de utilizador bastando estar cada um associado a uma impressão digital e termos por exemplo o nosso perfil pessoal e o perfil de trabalho cada um com as suas aplicações e contas separadas.

Ao nível de hardware podemos contar com um processador Mediatek MT6753 Octa-Core a 1.3 GHz, 3GB de RAM, 32GB de armazenamento interno, um ecrã de 5 polegadas HD, 4G e leitor de impressões digitais. Os terminais contam ainda com resistência à água e a quedas.

Ambos os terminais custarão €260, tanto a versão base como a de cortiça. Para finalizar, Tito Cardoso anunciou a abertura no início do próximo ano de uma fábrica em Angola e, futuramente, uma outra em Portugal. Confere abaixo a reportagem em vídeo do evento da Iki Mobile:

Talvez queiras ver:

LG Display poderá fornecer ecrãs flexíveis à Apple, Google e Microsoft

BlackBerry: novidades da marca e um QWERTY inovador já em janeiro

Twitch chega ao teu smartphone em 2017

[Texto da autoria de Tiago Alves, Tech Editor da 4gnews]