A IKEA acaba de lançar mais um gadget para casa inteligente: o ALPSTUGA. Trata-se de um sensor inteligente de qualidade do ar que promete ajudar a monitorizar o ambiente.
O preço é que, ao contrário de outros produtos da gigante sueca, não é particularmente apelativo: 35 euros. Numa altura em que cada vez mais portugueses se preocupam com a qualidade do ar nas suas casas, nomeadamente devido ao impacto que se conhece na saúde, este dispositivo é uma opção interessante.
Assim sendo, o ALPSTUGA apresenta quatro indicadores: dióxido de carbono, partículas finas PM2,5, temperatura e humidade. Para além da humidade que tem sido insuportável nas últimas semanas, elevados níveis de CO₂ têm consequências que não devem ser menosprezadas: cansaço extra, dores de cabeça e dificuldades de concentração.
Também as partículas PM2,5, invisíveis a olho nu, têm efeitos nefastos. Estão associadas à poluição, pó e fumo, tudo fatores que afetam o sistema respiratório, sobretudo em pessoas que sofram com alergias ou asma.
Por seu lado, o controlo da temperatura e da humidade é fundamental para garantir conforto térmico e evitar problemas como bolor, ácaros ou secura excessiva do ar.
Com este sensor, o utilizador consegue perceber quando deve arejar a divisão (ou quando não for possível ligar o desumidificador) ou ligar um purificador de ar. Um dos grandes trunfos deste novo sensor inteligente da IKEA é a compatibilidade com a norma Matter.
O ALPSTUGA pode ser emparelhado com o hub Dirigera da IKEA, mas também com outros ecossistemas de casa inteligente compatíveis, nomeadamente Google Home ou Alexa.
O dispositivo pode ainda ser configurado para apresentar as horas, funcionando como relógio digital. O design compacto permite colocá-lo numa mesa de cabeceira, numa estante da sala ou numa secretária, integrando-se facilmente na decoração.
Ainda assim, alertamos para o facto de que existem vários relatos (e a IKEA já confirmou o problema) que dão conta de que vários dispositivos smart home estão a apresentar problemas de compatibilidade com outros ecossistemas.
