IGTV do Instagram. Televisão (ainda) mais passiva que o YouTube

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O Instagram deu um dos maiores e mais ambiciosos passos da sua história desde que foi Snapchat foram copiadas, processadas e assimiladas no Instagram. Seguindo a estratégia dura (mas eficaz) de Zuckerberg, "se não os podes comprar, copia-os e leva-os à falência".

Vê ainda: da Google

Desde então, com as stories, é possível passar horas a assistir passivamente à televisão dos instagrammers. A ver as suas vidas e a assistir aos seus curtos vídeos. Tudo isto perfeitamente otimizado para mobile. Para dispositivos móveis (smartphone e tablet).

Para utilizadores sem tempo a perder. Para vidas atarefadas e para os novos hábitos de consumo em que tudo gira em torno do smartphone. Com efeito, o novo IGTV do Instagram é um "novo" YouTube concebido especificamente para smartphone.

IGTV do Instagram - a nova televisão para smartphone

A ferramenta que utilizamos todos os dias. A pedra de toque de toda a 4gnews e o gadget essencial para milhões de utilizadores. É no smartphone que a IGTV do Instagram brilhará, isto claro, se os utilizadores aderirem a este novo conceito passivo, esta nova forma de assistir a televisão. Para o utilizar será um novo ícone dentro do Instagram. Ao clicar no mesmo teremos uma nova plataforma de conteúdos à tua espera. Tudo para "mobile".

Acima de tudo, e além de ser um novo rival para o YouTube, a IGTV reflete os nossos (novos) hábitos de consumo. Televisão esta que pode ser utilizada a partir da aplicação (app) padrão do Instagram para dispositivos móveis Android. Na prática, tanto poderás aderir à nova televisão através da app convencional ou através da nova aplicação para dispositivos móveis.

Vídeos até 60 minutos, todos em formato vertical na IGTV

Já para os criadores de conteúdo, neste caso vídeo, temos algumas condições para poder publicar. Apenas as contas verificadas poderão criar vídeos até 60 minutos. Todos os demais poderão criar vídeos com 10 minutos.

Todos estes vídeos da nova televisão rival do YouTube serão gravados e apresentados em formato vertical. Aqui tal e qual as Stories a que já estamos habituados, treinados e completamente viciados em muitos casos.

Poderás utilizar os swipes (deslizes) para a esquerda ou para a direita para "folhear" entre os vídeos da nova televisão. Poderás até mesmo avançar certas partes do vídeo (até porque hoje em dia a paciência já não é uma virtude mas sim um bem raro e escasso).

Poderás partilhar todo e qualquer vídeo da nova IGTV do Instagram através de link, SMS, tweet, entre outros canais. Mais uma vez, tudo a que já estás habituado, até mesmo o "Like" e/ou comentário.

Como encontrar conteúdos no "novo" YouTube do Instagram?

A tua nova televisão, o IGTV do Instagram organizará todos os conteúdos em 4 secções principais. 4 separadores em todas as suas plataformas (apps para os dois sistemas operativos). Em primeiro lugar temos a aba "For You" (Para ti). Aí mostrará conteúdos sugeridos com base nas páginas / perfis que segues e nos teus gostos.

Já a segunda categoria apresentará apenas conteúdos de pessoas / páginas que tu sigas. Por isso mesmo chama-se "Following". A terceira categoria é a "Popular" onde, tal como o nome sugere, te mostrará as tendências, tal como no YouTube.

A última categoria é também perfeita para dispositivos móveis e rotinas aceleradas. Chama-se "Continue Watching" ou continua a ver. Apresentar-te-á conteúdos que deixaste a meio.

Também posso criar o meu canal no IGTV do Instagram?

Claro, qualquer pessoa / utilizador do Instagram o poderá fazer. Para tal terás apenas que aceder às definições dentro da App e seguir as instruções que te serão apresentadas. Note-se que os vídeos têm que ser gravados na vertical e ter pelo menos 15 segundos.

Já numa nota estritamente pessoal, acredito que o Instagram tenha aqui um novo trunfo e uma oportunidade para criar uma nova tendência. Tudo dependerá agora dos seus influencers e dos instagrammers.

Sobretudo numa fase inicial é crucial que o produto "dê nas vistas" o suficiente para se tornar num hábito. A partir daí, estando o espectador cativo, teremos aqui um possível concorrente ou complemento para o YouTube.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Redmi 6 Pro é agora revelado em imagens reais do smartphone

Fortnite ainda não chegou ao Android! Não instales falsas aplicações

LG ThinQ marcará um novo rumo para a inteligência artificial na IFA 2018

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.