A AforroNet é uma plataforma dedicada a certificados de aforro e certificados de tesouro. O problema é que, tal como a 4gnews noticiou recentemente, em primeira mão, este serviço da IGCP teve um bug bastante grave.
Que problemas se passaram ao certo?
No Reddit, foram vários os utilizadores que se foram queixando do que se estava a passar. Num dos vários exemplos dados no Reddit, um user refere que foi obrigado a mudar de password. O problema é que, depois de a mudar, perdeu o acesso à plataforma.
Na sequência disso, este refere que tentou recuperar a senha e recebeu a notificação de que uma “carta vai ser enviada para casa”. Até que isso acontecesse, a conta permaneceu bloqueada, independentemente da password colocada.
Há quem vá mais longe e explique que teve acesso a contas na ordem das centenas de milhares de euros. Ainda que nada tenha acontecido, o exemplo deste user é uma espécie de “alarme” para outros tantos utilizadores.
“Entrei na minha conta como de costume. Quando entro reparo que onde devia estar o meu nome, está o nome de outra pessoa. Vou ao extrato diário e apercebo-me que estou na conta de outro aforrista, que tem mais de 200 mil euros na conta. Naturalmente saí e enviei email para o IGCP a denunciar a situação” - explica um user do Reddit.
O que diz a IGCP sobre o assunto?
Perante esta situação que tanto deu que falar, o presidente da IGCP explica que houve um problema de segurança. Ainda assim, o próprio refere que não se tratou de nenhum ataque informático.
Como refere Miguel Martín, o bug foi identificado durante uma atualização de serviço. Supostamente, estas acontecem "regularmente quer internamente, quer por entidades externas". Mesmo assim, o representante da IGCP reconhece o problema (via Jornal de Negócios).
“Havia um 'bug'. Houve um aforrista que teve acesso a dados pessoais de outro aforrador. Apesar de ter sido um caso isolado, podia voltar a acontecer. As poupanças das famílias nunca estiveram em causa" - assegura Miguel Martín.
Ao todo, foram cerca de 2 semanas em que a plataforma esteve em baixo. A página esteve sujeita a intervenções desde o dia 23 de agosto, sendo que, só a 6 de setembro, foi feito o anúncio de que estava tudo concluído.
Miguel Marín foi ainda confrontado com outro problema do AforroNet
Para além desta grave falha de segurança, o presidente da IGCP foi questionado acerca dos certificados dos herdeiros dos aforradores. Isto porque, supostamente, o processo de habilitação está a demorar cerca de 7 meses.
"Não é algo de que me orgulhe e estamos a tentar resolver, dentro das nossas possibilidades" - referiu o próprio. Segundo a mesma fonte, só em 2023, o Estado “amealhou” cerca de 2,9 milhões de euros, com certificados de aforro não reclamados.