A Apple está em processo de negociações para incorporar o mecanismo de inteligência artificial (IA) Gemini do Google no iPhone. Apesar de ter sua própria IA em desenvolvimento, a Apple quer licenciar o Gemini para alguns dos novos recursos que devem chegar ao software do iPhone este ano.
A informação foi publicada por Mark Gurman, do Bloomberg News, conhecido por divulgar dados internos verdadeiros da Apple.
A Apple terá tentado um acordo também com a OpenAI
Segundo Gurman, fontes "familiarizadas com a situação" informaram que a Apple também conversou recentemente com a OpenAI. Embora as fontes não tenham dado mais informações sobre a resolução da conversa, o passo da Apple de entrar em negociações com o Google parece indicar que a empresa mãe do iPhone e a criadora do ChatGPT não chegaram a um acordo.
O relatório afirma também que os termos ou a marca de um acordo do licenciamento do Gemini ainda não foram decididos e que qualquer tipo de anúncio oficial não deve ser feito antes de junho, quando a Apple planeia realizar sua conferência anual de programadores.
Um potencial acordo entre Apple e Google pode expandir a utilização do Gemini para mais de 2 mil milhões de utilizadores de dispositivos Apple. Além disso, impulsionaria significativamente os esforços das duas gigantes da tecnologia em ampliar sua concorrência contra a parceria Microsoft-OpenAI. E isso já parece estar a refletir no mercado mesmo antes de ser confirmado.
As ações da Alphabet e da Apple já começaram a subir
Apesar de a Alphabet, empresa proprietária do Google, e a Apple ainda não terem confirmado nada sobre as negociações, apenas a notícia sobre as negociações já estimulou um crescimento nas suas ações. A Apple viu um crescimento de 0,5%, enquanto as ações da Alphabet já cresceram 3%.
Após ficar "para trás" no momento de grande expansão das IAs, a Apple teve uma queda de 10% em suas ações. Mas a ampliação da parceria com o Google pode trazer uma recuperação há muito desejada.
Atualmente, as duas empresas já possuem um acordo para que o Google seja o mecanismo de busca padrão no navegador Safari. Contudo, vale lembrar que os reguladores dos EUA processaram o Google sob a acusação de ter pago milhares de milhões de dólares à Apple para reprimir a concorrência e manter seu monopólio nas pesquisas.
Em janeiro, a Samsung anunciou uma parceria com o Google para implantar sua tecnologia genAI na série de smartphones Galaxy S24.