
A Anthropic atualizou recentemente a política de privacidade da sua inteligência artificial Claude, e a mudança pode afetar todos os utilizadores de forma indesejada: a partir de agora, as conversas feitas no chatbot podem ser usadas para treino da IA Claude.
Apesar disso, a recolha não é obrigatória e pode ser desativada a qualquer momento nas definições da plataforma.
Como desativar a recolha de dados no Claude
Se não quiseres que as tuas conversas sejam usadas no treino da IA Claude, basta alterar uma opção simples nas definições. O processo é rápido e pode ser feito diretamente na plataforma.
Para utilizadores novos:
Com a atualização da política de privacidade, o Claude já traz o pedido de autorização do uso de dados no processo de criação de conta na plataforma.
- Escolhe o e-mail que pretendes utilizar na conta
- Desmarca a opção que permite o uso das tuas conversas e sessões de programação para treino

Para utilizadores antigos:
- Abre o site claude.ai
- Carrega sobre a tua foto de perfil
- Vai a “Definições”
- Acede ao menu “Privacidade”
- Desativa a opção “Ajudar a melhorar o Claude”

Dessa forma, os teus dados continuam a ser recolhidos, mas exclusivamente para segurança e funcionamento do sistema (obrigatório) e deixam de ser usados no processo de treino do Claude, garantindo maior controlo sobre a tua privacidade.
Por quanto tempo os dados ficam armazenados
Com a atualização dos termos de uso, os dados utilizados no treino da IA Claude passam a ter retenção de até 5 anos. Durante este período, podem ser armazenados e usados em processos de treino, testes e auditorias de segurança.
A nova política de privacidade aplica-se a todos os planos individuais do Claude Free, Pro, Max e Claude Code. Já as subscrições comerciais, como Claude Gov, Claude for Work e Claude Enterprise, não são afetadas pelas mudanças, uma vez que seguem regras próprias de privacidade e governação de dados.
Promoção do dia!