IA "ameaça" mercado de trabalho: há empregos em declínio

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A evolução da Inteligência Artificial (IA) pode representar uma ameaça para alguns empregos. Como demonstram algumas pesquisas sobre o tema, o crescimento da IA tem substituído postos de trabalho em várias áreas, atualmente.

Um dos estudos mais recentes foi feito por Henley Wing Chiu, pesquisador da Bloomberry. De acordo com o Entrepeneur, Chiu baseou-se em cinco milhões de pontos de dados, de forma a compreender a influência da IA no mercado de trabalho.

Chiu analisou as categorias no Upwork, plataforma de trabalho freelance, desde a estreia do ChatGPT até fevereiro de 2024. Nessa análise, o pesquisador concluiu que houve três categorias principais que diminuíram drasticamente: redação, tradução e atendimento ao cliente.

Os trabalhos de redação, tradução e atendimento ao cliente diminuíram em 33%, 19% e 16%

AI Escrevendo
Imagem Ilustrativa (via Copilot AI)

Na prática, isto significa que os trabalhos de redação, tradução e atendimento ao cliente diminuíram, respetivamente, 33%, 19% e 16%. O período de análise começou no dia 1 de novembro de 2022 e foi até 14 de fevereiro de 2024.

Sobre estes dados, Chiu não se revela surpreendido. Como o próprio refere, “eu definitivamente esperava que os trabalhos de redação diminuíssem, já que este é talvez o caso de uso mais popular do ChatGPT, e isso refletiu-se na redução de 33%” neste tipo de trabalho (via Entrepeneur).

Ainda que estas três categorias tenham sofrido com a IA, o mesmo estudo demonstra que houve aumento de ofertas de emprego noutras áreas. O setor que mais cresceu terá sido o da edição e produção de vídeo, em 39%.

Na base deste estudo, Chiu revela que optou por analisar trabalhos freelance em detrimento de outro tipo de empregos. No seu entender, o segmento freelance seria o primeiro a conhecer o verdadeiro impacto da Inteligência Artificial.

O pesquisador da Bloomberry acredita que os vídeos de IA ainda não são resposta à altura das necessidades

Posto isto, pode surgir uma questão: se a IA já produz vídeo, porque é que a tendência não se sentiu tanto neste setor? De acordo com o pesquisador da Bloomberry, tal acontece porque a IA ainda não consegue oferecer resultados com o padrão de qualidade desejado pelo cliente. De qualquer forma, com o anúncio recente da OpenAI em relação ao Sora, gerador de IA de texto para vídeo, é possível que se sintam diferenças neste setor.

Já em termos de texto, Chiu considera que as ferramentas de IA satisfazem os pedidos do utilizador. O próprio entende que, por isso mesmo, se têm verificado menos solicitações no Upwork.

Como refere o Entrepeneur, uma pesquisa feita pela Upwork, em 2023, deu a conhecer a importância do freelancing nos Estados Unidos. No país, cerca de 38% dos trabalhadores são freelancers. O estudo sugere, ainda, que estes trabalhadores têm uma probabilidade 2,2 vezes maior de usar Inteligência Artificial no trabalho que realizam do que outros.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.