A ideia de um sistema de carregamento sem fios para veículos elétricos, que carregue um automóvel enquanto ele circula, alimenta há muito os sonhos de vários fabricantes.
Já existem alguns projetos que tentam concretizar esses sonhos - desde o programa Electreon, à ‘rua elétrica’ na 14th Street, em Detroit, por exemplo -, mas o conceito de ‘carregamento dinâmico sem fios’ tem revelado ainda desafios difíceis de ultrapassar, sobretudo ao nível dos custos e da estabilidade das estradas para suportar este tipo de tecnologias.
Estas questões poderão estar mais perto de resolver, com a contribuição da Hyundai.
Solução adapta-se ao estado da estrada
A Hyundai junta-se agora ao lote de empresas que procuram aplicar nos EVs reais a ideia de carregamento sem fios, através de uma nova patente apresentada no United States Patent and Trademark Office (USPTO).
Segundo o TechRadar, a solução utiliza uma placa de carregamento posicionada sob o veículo, capaz de extrair carga elétrica a partir de bobinas eletromagnéticas montadas sob ao piso da estrada.
Um dos fatores de diferenciação desta solução da Hyundai é que o sistema que recebe a energia elétrica é ajustável em altura, adaptando a distância do dispositivo ao estado da estrada, mantendo o carregamento ininterrupto, independentemente da superfície em que circula. O fabricante chama-lhe 'acoplador de transferência de potência indutiva com altura regulável'.
A Hyundai refere que a sua solução fornece também informações de navegação durante a circulação do veículo, transmitindo ao condutor dados sobre a localização das rotas de carregamento sem fios ao longo do caminho.
Indica o TechRadar que a solução da Hyundai estará ainda longe de fornecer solução para as questões dos custos, manutenção e revisão permanente das infraestruturas, embora, possa representar um passo em frente para a utilização deste tipo de carregamento sem fios em estradas e ambientes menos controlados que nos projetos já em execução.