O HyperOS 3 já está disponível para a maioria dos dispositivos que a Xiaomi prometeu contemplar com o update. De acordo com um levantamento do XiaomiTime, a nova versão da interface de utilizador já chegou a cerca de 95% dos dispositivos compatíveis com a atualização.
Conforme anunciado em setembro de 2025, a atualização seria disponibilizada para cerca de 70 dispositivos, em diferentes fases de distribuição: de outubro a novembro, novembro a dezembro e dezembro a março de 2026.
Desde então, o 4gnews tem reportado frequentemente listas de distribuição da nova interface, conforme ela foi sendo disponibilizada para mais dispositivos. A última vez que reportamos sobre este assunto foi quando a Xiaomi começou a disponibilizar o update para mais 12 smartphones e tablets de 2023 e 2024.
Agora, restam poucos dispositivos que ainda não receberam o HyperOS 3. Ainda não há uma data específica para a chegada da atualização para estes modelos, mas, seguindo a divulgação da Xiaomi, a nova versão da UI chegará a todos os modelos prometidos até março deste ano.
Se tem um dispositivo Xiaomi que ainda não recebeu a atualização e está na dúvida se faz parte dos aparelhos que ainda receberão o update, confira abaixo a lista de todos os smartphones e tablets que vão poder ser atualizados para o HyperOS 3 até ao final de março.
Os próximos smartphones e tablets da Xiaomi que receberão o HyperOS 3
-
Xiaomi 13T
-
Redmi Note 15 Pro 4G
-
Redmi 14R
-
Redmi 15 4G
-
Redmi 15 5G
-
Redmi 15C 5G
-
Redmi 15C 4G
-
Redmi A4
-
Redmi Pad Pro WiFi
-
Redmi Pad Pro 5G
-
Poco Pad
Importa ressaltar que o Xiaomi 13T, lançado em 2023, já deveria ter recebido o HyperOS 3 em dezembro de 2025. No entanto, como reportamos anteriormente, alguns problemas nos testes internos atrasaram o lançamento da atualização para o modelo.
As grandes novidades do HyperOS 3
A Xiaomi oficializou o HyperOS 3, uma atualização que muda radicalmente a interação com o smartphone por meio de novas ferramentas de produtividade e IA. O destaque visual é a estreia da “Super Island” (ou Hyper Island), inspirada na Dynamic Island da Apple, que se foca no multitasking ao permitir múltiplas janelas flutuantes e acesso rápido a controlos de multimédia e notificações.
No campo da inteligência artificial, o HyperOS 3 introduz um assistente capaz de reescrever textos, transcrever reuniões e realizar buscas inteligentes na galeria. O pacote fecha com melhorias na gestão de bateria, limitando a carga a 80% para estender a vida útil.
Novos recursos do HyperOS 3:
-
Play to Share: quebra barreiras entre sistemas operativos. O novo sistema permite copiar e colar ficheiros diretamente para iPhone, iPad ou Mac e até responder a notificações do Xiaomi a partir da interface do iPhone via modo de espelhamento.
-
Assistente de Escrita e Áudio: a IA agora pode reescrever textos em vários estilos, resumir documentos e ajustar o tom de e-mails, além de remover ruído de fundo em gravações, transcrever reuniões e traduzir áudios em tempo real.
-
Galeria Inteligente: a pesquisa foi aprimorada, permitindo encontrar fotos digitando termos como “pizza” ou “documento”, além de recortar objetos de imagens para arrastar diretamente para aplicações como o WhatsApp.
-
Interface Renovada: o visual ganha modernidade com papéis de parede dinâmicos, ícones em alta definição e um ecrã de bloqueio centralizado com novos efeitos de profundidade.
-
Bateria e Segurança: o sistema aprende os seus hábitos para limitar o carregamento a 80%, prolongando a vida útil da bateria em até 15%.
