
O processo de atualização dos equipamentos da Xiaomi para o seu mais recente software continua a bom ritmo. Contudo, os utilizadores dos produtos da chinesa devem ficar já a saber de uma mudança significativa que será implementada com a HyperOS 3.1.
Esta versão do software da Xiaomi implementará nos seus smartphones uma nova arquitetura de atualizações. A Xiaomi apelidou-a de SOTA (Super-OTA) e foi pensada para tornar o processo da instalação mais simples, mais rápido e com menos interrupções.
Porque o SOTA será tão importante para os utilizadores Xiaomi
Atualmente, o processo de atualização de qualquer smartphone segue as mesmas regras. O smartphone descarrega um pacote que, posteriormente, é instalado no smartphone e que exige o reinicio do equipamento para que possa ser eficazmente implementado.
Todos estamos bastante familiarizados com este processo e já o damos como uma obrigatoriedade. Contudo, a arquitetura de atualizações SOTA que a Xiaomi está a implementar permitirá que este processo aconteça quase sem o utilizador dar conta do mesmo.
A nova estrutura de atualizações da Xiaomi vai combinar o software do sistema e as atualizações das principais aplicações num só pacote. Deste modo, tudo poderá ser descarregado e instalado em segundo plano sem necessidade de um reinicio imediato.
Este tipo de atualizações serão identificadas com os códigos "C05" ou "C06" no final do número de compilação. Sempre que vires uma atualização destas disponível, saberás que ela será instalada autonomamente.
Na prática, isto significa que as atualizações de sistema deixarão de interromper as tuas tarefas. A atualização será descarregada e instalada em segundo plano, sem se teres de parar de usar o smartphone para que isso aconteça.
Existem algumas exceções
É importante sublinhar que nem todas as atualizações para o teu smartphone Xiaomi beneficiarão desta estrutura renovada. Quando houver uma atualização dos componentes principais do sistema haverá a necessidade de reiniciar o smartphone.
Essas atualizações não contarão com os códigos mencionados acima, permitindo uma identificação rápida do seu modo de instalação. Neste caso, já sabes que terás de parar o que estás a fazer para concluir a atualização em causa.
