Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Humanos e IA enfrentaram-se num concurso de programação… nem imaginas quem venceu

Humanos e inteligência artificial enfrentaram-se num torneio de programação em Tóquio. A competição foi disputada e o resultado surpreendeu. Descobre o que aconteceu.

Humanos e IA enfrentaram-se num concurso de programação
Imagem criada pela IA Gemini

Recentemente, Tóquio foi palco da renhida final do AtCoder World Tour, a primeira competição de programação que contou com participantes humanos e de inteligência artificial. A disputar o troféu estavam alguns dos melhores programadores do mundo e um modelo avançado da OpenAI.

Após 10 horas seguidas de desafios, a competição chegou a um resultado surpreendente, mas por uma diferença bastante pequena.

Humano na frente… mas por pouco

Przemysław Dębiak (à direita) após vencer o concurso de codificação.
Przemysław Dębiak (à direita) após vencer o concurso de codificação (Imagem: Przemysław Dębiak via Digital Trends)

O modelo da OpenAI, chamado OpenAIAHC, foi incluído como participante especial numa partida de exibição da competição, tornando este um dos primeiros testes diretos entre humanos e IA em provas de código abertas e criativas. A IA competiu com 12 humanos altamente qualificados.

O polaco Przemysław Dębiak, conhecido online como Psyho, derrotou o modelo de inteligência artificial da OpenAI e foi o grande vencedor do AtCoder World Tour. Mas não foi uma vitória fácil. A IA ficou a menos de 10% da pontuação do vencedor.

Humanity has prevailed (for now!)I'm completely exhausted. I figured, I had 10h of sleep in the last 3 days and I'm barely alive.I'll post more about the contest when I get some rest. (To be clear, those are provisional results, but my lead should be big enough) pic.twitter.com/fIMo0ifNCd

— Psyho (@FakePsyho) 16 de julho de 2025

Além disso, a IA mostrou um nível de consistência impressionante ao longo de todo o desafio e terminou em segundo lugar, à frente de todos os outros 11 programadores humanos.

“A humanidade prevaleceu (por enquanto!)”, escreveu Dębiak, que já trabalhou na OpenAI, numa publicação no X, celebrando a conquista depois de uma jornada intensa que o deixou “completamente exausto” e “quase morto”.

“Sem a IA, teria pontuado muito menos”

Mais do que uma simples competição, o evento revelou como a presença da IA está a elevar o nível de exigência, até para quem está no topo. Dębiak confessou ao Business Insider que o verdadeiro motor da sua performance foi a concorrência da IA.

“Sem a participação da IA, a minha pontuação teria sido muito, muito mais baixa”, admitiu, explicando que o facto de ver o modelo a aproximar-se da sua pontuação o obrigou a manter o foco e a dar tudo até ao fim.

O resultado pode até ser uma vitória para os humanos, mas a mensagem está dada: a IA está perigosamente perto de alcançar — ou até superar — os melhores do mundo em tarefas de programação criativa.

Promoção do dia!

Lenovo IdeaPad 1 Gen 7
436,09 €Amazon
710,55 €-39%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.