Ainda há poucos dias falamos que a Huawei perdeu a oportunidade de entrar no mercado americano com uma das maiores operadoras. Contudo, as más notícias não param de chegar. A Huawei e ZTE podem estar prestes a ser banidas dos EUA. Esta medida inclui ainda a Honor e Nubia, duas subsidiárias das empresas chinesas.
A Huawei não conseguiu o acordo com a AT&T porque o governo americano acredita que a empresa tecnológica chinesa quer bem mais do que apenas vender os seus smartphones. O receio face à possível espionagem dos cidadãos americanos por empresas chinesas deixou o governo de Trump em alerta.
Vê ainda: Nokia 8 da HMD desilude ao obter fraca pontuação na DxOMark
A Huawei respondeu às alegações indicando que tudo não passava de uma campanha politica e que a Huawei não tem intenções de qualquer tipo de espionagem, porém, o negócio mesmo assim não avançou.
A nova proposta de lei elaborada por o representante Michael Conaway quer chegar mais longe e banir a Huawei e ZTE (Honor e Nubia) inteiramente dos Estados Unidos da América por "razões de segurança".
Temos de tomar ainda em atenção que esta é só uma proposta de lei. É necessário que a proposta seja aceite pelo Parlamento para que passe a ser efetiva. Mesmo assim não deixa de assustar ao ponto que os EUA estão dispostos a ir para evitar a entrada de empresas com "influência governamental" no seu país.
A proposta de lei para banir a Huawei e ZTE refere que quer banir:
- Equipamentos de telecomunicações produzidos pela Huawei Technologies Company ou por qualquer subsidiária ou afiliada de tais entidades. (Honor e Nubia)
- Serviços de telecomunicações fornecidos por tais entidades ou usando esses equipamento.
- Equipamentos ou serviços de telecomunicações produzidos ou fornecidos por uma entidade que o chefe da agência relevante razoavelmente seja uma entidade detida ou controlada pelo governo de um país estrangeiro coberto.
A proposta de lei pode ser lida na integra aqui e acredita que o senhor Michael não olha de ânimo leve para estas empresas. A Huawei, Honor, ZTE e Nubia tentam aos poucos entrar num mercado super complicado de vencer e agora percebemos porquê.
Mas se achas que estas insinuações não tem fundamento, tem um pouco mais de calma. Ainda ontem falamos da OnePlus estar a enviar dados de utilizadores do OnePlus 3 para servidores do Alibaba na China. Até que ponto é que podemos ficar descansados? Teremos de esperar para ver o desenrolar da história.
Assuntos relevantes na 4gnews:
LG G7. Nova imagem revela possíveis diferenças face ao LG G6
Breo – Massajador ocular promete aliviar um dia de stress
Samsung Galaxy J7 Max já está a receber atualização do Android
Via