Huawei Y5 2019: especificações reveladas oficialmente pela marca

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O Huawei Y5 é a variante anual de gama de entrada mais popular da Huawei. É um dispositivo com características modestas, concebido para quem não quer gastar muito. A versão de 2019 não foge à regra e chega com um ecrã de 5.71 polegadas e um processador Mediatek Helio A22.

Ao contrário do que aconteceu no ano passado, o Huawei Y5 2019 não tem uma versão com Android GO (pelo menos para já). Vem equipado com a EMUI, que poderás usufruir num ecrã HD+ onde existe um aproveitamento de 84,6%. As margens são reduzidas, e no topo encontramos a notch gota de água.

O Helio A22 é um processador de oito núcleos, com um clock de 2.0GHz. No final das contas, não será um processador para grandes aventuras, mas que vai certamente satisfazer um utilizador básico. O dispositivo chega com variantes de 2GB e 3GB de RAM, com 16GB e 32GB de armazenamento interno (expansíveis por microSD), respetivamente.

No quesito das câmaras, o trabalho feito é bastante simples. Vais encontrar um setup com uma câmara de 13 megapixéis na traseira, com f/1.8 de abertura. Na frente, as tuas selfies serão resultado de 5 megapixéis com f/2.2 de abertura, que é o expectável nesta faixa de preço.

Em termos de bateria, este conta com 3020mAh, que a marca anuncia darem para 16 horas de vídeo e 10 hora de navegação em 4G. Obviamente o uso real confirmará ou desmentirá estes valores. Por baixo da EMUI vais encontrar o mais recente Android Pie.

O Y5 2019 continua a não ter sensor de impressões digitais

Embora venha com desbloqueio por reconhecimento facial, uma das grandes falhas deste dispositivo é a falta de um sensor biométrico. Ainda que seja um dispositivo de baixo custo, já está mais que na hora de Huawei integrar o sensor de impressões digitais nesta gama.

O Y5 2019 vai chegar ao mercado com entrada 3.5mm para auriculares, e conexão feita através de MicroUSB 2.0. Por enquanto ainda não existem preços e disponibilidades a nível oficial. Ainda assim, não é de esperar que a Huawei vá muito além dos 129 euros (de base) do modelo do ano anterior.

Editores 4gnews recomendam:

  • Honor 20 Pro 'perdeu-se' no comboio! Marca dá 5 mil euros a quem o encontrar
  • Huawei Mate X não terá o atrasos de lançamento do Samsung Galaxy Fold
  • “Xiaomi tem muito a aprender com a Huawei”, admite Lu Weibing
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.