Huawei Watch GT já é oficial, e surpreende com software único

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 3 min.

Muito se falou sobre este novo smartwatch da fabricante chinesa durante as últimas semanas. Numa primeira instância falava-se na possibilidade de ser este wearable a ressuscitar o mundo do Wear OS, mas rapidamente se percebeu que o Huawei Watch GT iria surpreender por outras razões.

Finalmente a fabricante apresentou oficialmente o seu novo smartwatch. Tal como se esperava, vai chegar para abalar este segmento de mercado, mas sem a "ajuda" do Wear OS da Google.

Vê ainda: Huawei Mate 20 Pro e Mate 20 – Todas as diferenças simplificadas

Tal como foi já era esperado, o Huawei Watch GT vai chegar com um design bastante clássico. Ao utilizares uma watchface tradicional, vais conseguir facilmente fazer o Watch GT passar por um tradicional relógio graças ao seu ecrã AMOLED.

O corpo do Huawei Watch GT chega com um corpo construído em aço inoxidável e cerâmica, por isso será de esperar que ofereça uma excelente robustez e resistência durante a sua utilização.

Huawei Watch GT vem agitar o segmento dos smartwatches, mas sem o Wear OS

De forma a satisfazer as necessidades de vários tipos de utilizadores, vai chegar com dois estilos diferentes. O modelo 'premium' vai chegar com uma bracelete de pele sintética e um corpo metálico. Enquanto que o modelo Sport vai ter uma bracelete preta com um corpo também em preto.

No que respeita às suas especificações, o Huawei Watch GT chega com um ecrã AMOLED tátil de 1,39" polegadas com uma resolução 454x454. Responsável por toda a performance deste novo smartwatch, vai estar o processador Cortex-M4.

Mas, sem qualquer dúvida, existem dois grandes pontos de destaque neste novo wearable. O grande choque foi não ter chegado com o Wear OS da Google. Uma vez que a Huawei optou por desenvolver o seu próprio OS para dar vida ao novo smartwatch.

O nome desta nova plataforma é o OS Lite, e chega como uma alternativa muito mais leve, intuítiva e rápida ao Wear OS. Esta foi a grande motivação da Huawei para optarem pelo desenvolvimento do seu próprio OS. Desta forma, conseguiram garantir que o novo Huawei Watch GT consegue oferecer até 2 semanas de utilização normal numa única carga.

Por outro lado, a sua autonomia promete grandes surpresas. De acordo com a fabricante, o Huawei Watch GT vai conseguir oferecer uma autonomia de até 30 dias. Quando utilizado em modo relógio. Tal como seria de esperar, quantas mais funcionaldiades adicionares à tua utilização diária, mais irá sofrer no que respeita à sua autonomia. Na pior das situações, a fabricante promete um mínimo de 22 horas com um carregamento.

Com um preço bastante aliciante, o Huawei Watch GT poderá ser um dos mais populares

Tal como seria de esperar, o OS Lite chega com uma complexa integração de capacidades IA (inteligência artficial). Praticamente todas as suas funcionalidades acabam por ser influênciadas por estas capacidades. O seu sensor de batimento cardíaco chega com a tecnologia TruSeen 3.0, que aprende ao longo do tempo os padrões normais do teu coração.

O novo Huawei Watch GT chega com grande foco na atividade física, onde vai ajudar-te a monitorizar uma grande variedade de atividades. Poderás controlar a tua performance quando estás a nadar, ou no teu jogging matinal. Para além disso, podes contar com a ajuda preciosa de um treinador virtual.

Jogando pelo seguro, de forma a manter toda a integridade do smartwatch e garantir o seu bom funcionamento, não irá suportar qualquer tipo de aplicação externa. Ou seja, ao contrário do que acontece no Wear OS, este novo software não oferece qualquer tipo loja. Por isso, vais ter de ter em consideração que não poderás instalar novas aplicações.

O Huawei Watch GT vai chegar ao mercado por 199€ (variante 'sport') e 249€ para a variante em pele.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei Mate 20 é oficial – Notch reduzida e uma fantástica construção

Huawei Mate 20 Pro revelado de forma oficial – Eis o que precisas de saber

Android: Huawei apresenta o seu novo Huawei Enjoy MAX

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.