A Huawei está a afastar-se totalmente do Android da Google e tem já disponível a versão do seu sistema operativo autónomo e independente.
Todos os programadores podem agora fazer uso da versão beta do Harmony OS Next para desenvolver aplicações personalizadas para o novo sistema operativo.
Novo sistema operativo da Huawei é totalmente independente
O novo HarmonyOS Next foi anunciado na Huawei Developer Conference 2024 (HDC 2024) e caracteriza-se por ser totalmente independente: não tem qualquer núcleo do Android Open Source Project.
Visto que o novo sistema operativo da Huawei não é iOS nem Android, APKs e aplicações destes dois sistemas operativos não são compatíveis com o HarmonyOS. Por outras palavras, os terminais móveis com este novo sistema operativo precisam de aplicações especialmente concebidas para si.
Saliente-se que este é um sistema operativo multiplataforma, ou seja, desenvolvido para vários tipos de dispositivos, ainda que na conferência HDC 2024, a sua apresentação se tenha concentrado sobretudo na parte para smartphones.
Novo sistema operativo Huawei melhora desempenho em 30%
Avança o site Huawei Central que a marca chinesa desenvolveu o novo sistema operativo nos últimos cinco anos, tendo durante esse tempo concebido a arquitetura, modelo de linguagem grande, estrutura de programação, mecanismos multimédia e gráficos.
De acordo com informações divulgadas pela Huawei, o HarmonyOS Next melhora o desempenho dos terminais em cerca de 30% e consegue fornecer uma concetividade três vezes mais rápida em dispositivos Huawei.
A marca avançou ainda que o consumo de energia foi também reduzido em 20% e que a Inteligência Artificial generativa incluída consegue gerar imagens e orimizar som para utilizadores com problemas na fala.
Por último, mas não menos importante, o novo HarmonyOS está também equipado com um núcleo de segurança e privacidade designado por Star Shield. Para já, a versão beta deste SO está apenas disponível na China.