Recentemente surgiram rumores de que a Huawei se preparava para processador o governo norte-americano, numa tentativa de remover a proibição na venda dos seus equipamentos. Agora, foi confirmado oficialmente pela fabricante que irão seguir em frente com esta ação.
Assim como referido nos rumores, a Huawei afirma que a legislação que aprovou a proibição dos seus equipamentos vai diretamente contra a constituição dos Estados Unidos. O principal argumento é que a empresa não teve direito a um julgamento para se defender contra as acusações.
Relembro que o governo de Donald Trump aprovou esta legislação, acusando a Huawei de ter fortes ligações com o governo chinês. Os receios são de que a fabricante possa ser pressionada a revelar vulnerabilidades nos seus equipamentos. Tornando fácil a realização de atos de espionagem por parte do governo chinês.
Huawei vai contra-atacar o governo dos Estados Unidos com um processo em tribunal
Depois de passar vários meses na 'defensiva' recebendo vários ataques por parte dos Estados Unidos e Canadá. A fabricante chinesa decidiu finalmente assumir uma posição ofensiva. Juntamente com estas ações contra o governo de Donald Trump, a Huawei está também a processar as autoridades do Canadá. Pela forma como procederam às interrogações de Meng Wanzhou.
Ainda que a Huawei continue a crescer a olhos vistos no segmento dos smartphones, continuam a ser os seus equipamentos de redes os responsáveis por grande parte das suas receitas. Por isso mesmo, é importante que a fabricante consiga reduzir o impacto destes ataques o mais possível.
Além das proibições dos Estados Unidos, a Huawei já começou a enfrentar grandes problemas na Europa. Vendo ameaçada a sua contribuição na implementação das infraestruturas 5G. Depois de investir muitos milhões de euros nesta tecnologia, este poderia ser um golpe muito negativo nos planos da fabricante.
Por fim, é possível que este processo obrigue o governo de Donald Trump a apresentar provas concretas que suportem as suas acusações. Até agora, todas as acusações parecem ter sido realizadas com base em suspeitas.
Mais sobre a batalha entre a Huawei e Estados Unidos:
- Huawei prepara-se para processar o governo de Donald Trump
- 'Herdeira da Huawei' mais perto de ser julgada nos Estados Unidos
- 'Ataques' à Huawei são muito maus para a Europa, diz CEO da Vodafone
Via