Não é segredo que a Huawei tem como o seu principal objetivo conseguir ultrapassar a Samsung, e tornar-se na maior fabricante de smartphones do mundo. Ainda que esse objetivo não tenha sido alcançado, a fabricante chinesa conseguiu 'abrir as hostilidades', ao ultrapassar a Samsung no mercado dos tablets.
De acordo com informações divulgadas pela DigiTimes, a Huawei passou a ser a segunda maior fabricante de tablets da atualidade, relegando a Samsung para a terceira posição. Como seria de esperar, a Apple continua isolada na primeira posição, especialmente depois de lançar os seus novos iPads.
Embora o mercado dos tablets continua a apresentar consecutivas quedas no número de vendas, continua a merecer não só a atenção dos utilizadores, mas também das fabricantes. Durante o primeiro trimestre de 2019 foram vendidos mais de 37 milhões de tablets globalmente.
Um segmento que se está a adaptar às necessidades dos utilizadores
Durante algum tempo existiu uma grande oferta no mercado dos tablets. No entanto, com a grande evolução no mundo dos smartphones, os tablets acabaram por passar lentamente para segundo plano. Especialmente com a dimensão dos ecrãs dos smartphones cada vez maior, oferecendo uma excelente experiência de consumo multimédia.
Para que os tablets continuem a apresentar-se apelativos para os consumidores, precisam de se adaptar às suas necessidades. Durante o primeiro trimestre deste ano, as vendas de tablets de 7" e 8" polegadas caíram quase 7%, confirmando que os utilizadores procuram alternativas de maiores dimensões.
Curiosamente, a Samsung apresentou recentemente o novo Galaxy View 2. Apesar de se apresentar praticamente como uma 'Smart TV portátil', poderá ser exatamente o caminho a seguir.
Precisamos de uma revolução no design dos tablets!
Além das suas dimensões e especificações, os tablets precisam de começar a receber finalmente uma revolução no seu design. A grande maioria continua a apresentar um design idêntico há vários anos. Enquanto nos smartphones estamos a chegar a um ponto onde se consegue oferecer uma verdadeira experiência fullview, o contrário acontece nos tablets. Não existe ainda um tablet que esteja sequer perto de oferecer uma experiência sem margens.
Caso isso venha a acontecer em breve, podemos esperar que os utilizadores voltem uma vez mais a mostrar interesse neste segmento. Além disso, esta poderá ser também a melhor forma de conseguir aumentar as dimensões dos seus ecrãs, sem necessitar de aumentar a dimensão do seu corpo.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi Redmi K20 Pro deverá ser o nome do novo topo de gama!
- Prepara-te! OnePlus 7 Pro vai ser bem mais rápido que os concorrentes
- Xiaomi lança um telemóvel com bateria para 15 dias por apenas 55€