Huawei apresenta tecnologia HUD AR para transformar o para-brisas nos carros elétricos

Rui Bacelar
Comentar

A Huawei deu a conhecer a sua mais recente tecnologia dedicada aos veículos elétricos no certame Munich International Automobile Expo dedicado ao mundo automóvel, na Alemanha. Aí, ficamos a conhecer a tecnologia AR HUD que traz a realidade aumentada para o para-brisas dos carros elétricos.

Trata-se de um sistema avançado que permitirá tornar os carros não só mais inteligentes como também "amigos" do utilizador. De acordo com a própria, o intuito passa por tornar todo o para-brisas num ecrã inteligente com conteúdos apresentados no vidro.

O novo Huawei AR HUD foi apresentado na Alemanha

Huawei AR HUD
Unidade de demonstração do Huawei AR HUD apresentado na Alemanha.

Prometendo transformar o para-brisas num ecrã inteligente, a tecnologia de AR HUD quer proporcionar uma interface interativa e informativa no vidro do carro. Para tal, o vidro frontal passará a exibir informações contextuais como a velocidade e outros alertas visuais, muito à semelhança do que acontece, por exemplo, nos aviões militares modernos.

Em veículos com esta implementação, a apresentação de informações será uma benesse para o condutor. Para tal, a Huawei tem criado novas tecnologias, sobretudo para implementação nos veículos elétricos e elétricos autónomos nos últimos anos.

Aliás, este é um dos novos vetores de aposta e inovação da Huawei, tecnológica que pretende apoiar o setor automóvel com as suas tecnologias. Este compromisso foi assumido no início do ano e continua assim a apresentar os seus frutos.

Transformar o para-brisas do carro num ecrã inteligente

Huawei AR HUD
Simulação de funcionamento do AR HUD da Huawei.

A Huawei pretende criar ferramentas que as fabricantes automóveis possam integrar nos seus produtos. O intuito passa assim por melhorar a experiência de condução, desenvolvendo novas ferramentas como o AR HUD graças à realidade aumentada.

Este novo sistema de Huawei oferece também um ângulo de visão particularmente grande, de 13°x 5°. Isto traduz-se numa área máxima de 70 polegadas em que poderá ser projetada a informação, ou cerca de 7,5 metros imediatamente à frente.

A tecnológica quer manter a vista do condutor desimpedida, livre de distrações, mas com mais informação a ser apresentada atrás do volante. Entre os dados a ser apresentados pelo AR HUD está a velocidade, navegação, número de faixas, informações meteorológicas, distância média do veículo à frente, bem como auxílio à navegação noturna e / ou com baixa visibilidade.

Informação contextual sem distrair o contudor com o AR HUD

HUAWEI AR HUD
Simulação de funcionamento do AR HUD da Huawei.

O sistema aqui apresentado quer garantir não só a segurança do condutor, mas também a dos passageiros. Segundo a Huawei, este HUD terá uma resolução alta, atingindo o padrão Full-HD de 1080p, sem sofrer aberrações óticas ou outras problemáticas.

Isto é, poderá apresentar a informação mesmo durante o dia com o sol a incidir no para-brisas. A Huawei garante que o sistema não será afetado por problemas como baixa resolução, baixo contraste e imperfeições na apresentação da imagem.

Por fim, resta agora aguardar pela adoção deste sistema pelas fabricantes automóveis para podermos ver a sua aplicação prática e capacidades no mundo real. É, no entanto, uma tecnologia digna de nota e reveladora do potencial da Huawei neste ramo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.