
Há alguns dias, o aguardado Aito M8 EV ganhou destaque nas notícias por superar o Xiaomi SU7 num teste crucial de segurança. Agora, o novo modelo desenvolvido pela Huawei em parceria com a Seres foi apresentado oficialmente durante o evento de outono da HarmonyOS Smart Mobility.
O SUV 100% elétrico chega ao mercado chinês com preços a partir de 359.800 yuans (cerca de 42.922 euros) e promete até 705 km de autonomia graças à bateria de 100 kWh fornecida pela CATL. Para comparação, o Tesla Model 3+, modelo de maior autonomia da marca recentemente lançado na China, chega aos 830 km de autonomia.
Tecnologia e motorização

O SUV elétrico da Huawei chega equipado com o sistema avançado de condução inteligente da marca. Entre os destaques, estão um LiDAR de 192 linhas, um LiDAR traseiro de estado sólido de alta precisão e cinco radares de ondas milimétricas 4D, elevando a segurança e a automação do veículo.
O coração do Aito M8 EV é o novo sistema elétrico Huawei DriveONE 7 em 1, desenvolvido internamente e otimizado para alta eficiência. Este conjunto inclui redundância dupla de alimentação, binário máximo de 4.000 Nm e uma eficiência energética CLTC de 92,2%.
Segundo Richard Yu, Diretor Executivo da Huawei e CEO da Terminal BG, o sistema foi desenhado para oferecer “ultraeconomia de espaço, ultrapotência e alcance ultraeficiente”, mantendo elevados padrões de segurança para condução assistida.
A combinação deste sistema com a bateria de 100 kWh da CATL garante até 705 km de autonomia na versão de longo alcance. Além disso, a Huawei afirma que o conforto a bordo é uma prioridade: a 120 km/h, o nível de ruído interno não ultrapassa os 60,8 dBA.
Design e dimensões

O Aito M8 EV mantém a identidade visual da marca, destacando-se pelo conjunto de iluminação integrado Nebula e pela lanterna traseira em toda a largura. O SUV apresenta um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,255, reforçando o foco na eficiência.
Nas dimensões, o modelo mede 5.190 mm de comprimento, 1.999 mm de largura e 1.795 mm de altura, com uma distância entre eixos de 3.105 mm. Conta ainda com 220 mm de altura ao solo e pode enfrentar travessias de água de até 700 mm em situações de emergência.
No interior, o Aito M8 EV oferece um ambiente tecnológico e funcional, com configuração de três ecrãs digitais, 26 compartimentos de arrumação e até um mini frigorífico veicular com compressor, pensado para maior conveniência em viagens.

Preços e versões disponíveis
O Aito M8 EV está disponível em seis configurações, variando entre versões de 5 e 6 lugares, com tração traseira ou integral (AWD). Os preços variam entre 359.800 yuans (~42.922 euros) e 449.800 yuans (~53.658 euros):
- Pure EV Max+ Long Range 5 lugares – 359.800 yuan (~42.922 euros)
- Pure EV Max+ Long Range 6 lugares – 379.800 yuan (~45.307 euros)
- Pure EV Max+ AWD 5 lugares – 379.800 yuan (~45.307 euros)
- Pure EV Max+ AWD 6 lugares – 399.800 yuan (~47.693 euros)
- Pure EV Ultra AWD 5 lugares – 429.800 yuan (~51.272 euros)
- Pure EV Ultra AWD 6 lugares – 449.800 yuan (~53.658 euros)
Preços em euros de acordo com a cotação atual, em conversão direta.
Com esta oferta variada, a Huawei pretende competir no segmento premium dos SUVs elétricos, combinando elevada autonomia com tecnologia avançada de condução inteligente. A Huawei ainda não deu informações vendas no mercado global.
Promoção do dia!