A IDC revelou recentemente os dados referentes às vendas de smartphones no maior mercado do mundo, a China. Essa informação marca o regresso da Huawei ao topo da tabela, o que significa que os problemas que a empresa enfrentou estarão ultrapassados.
Os dados são relativos ao segundo trimestre de 2025 e mostram um mercado em contração. Apesar do declínio nas vendas de smartphones nesse período, a Huawei conseguiu recuperar uma posição que não tinha há 4 anos.
Huawei supera as dificuldades e domina novamente o mercado chinês
Conforme podemos ver nos dados divulgados pela IDC, a Huawei é a nova líder do seu mercado caseiro. Com uma quota de mercado de 18,1%, a tecnológica chinesa voltou a colher a preferência dos seus compatriotas.
Estes valores resultam da venda de 12,5 milhões de unidades entre abril e junho deste ano. Ainda assim, a Huawei acabou por registar uma queda de 3,4% face ao mesmo período do ano anterior.
Embora a Huawei esteja em queda, as suas rivais registam uma tendência ainda mais negativa. O principal exemplo desse cenário é a Vivo, que dominava o mercado chinês no primeiro trimestre deste ano.
No entanto, esta empresa registou uma queda de 10,1% face ao período homólogo de 2024. Com a venda de 11,9 milhões de exemplares, a Vivo detém agora uma quota de mercado de 17,3%.
No terceiro posto surge a Oppo com uma quota de mercado de 15,5%. Estes valores resultam da venda de 10,7 milhões de unidades no segundo trimestre do ano, ou seja, uma queda de 5%.
Se te questionas onde anda a Apple, a resposta é que a tecnológica norte-americana foi relegada para a quinta posição. Com a venda de apenas 9,6 milhões de smartphones, a gigante tem agora uma quota de mercado de 13,9% na China.
Xiaomi foi a única a remar contra a maré
Em contraciclo com todas as empresas que vigoram nesta tabela temos a Xiaomi. A tecnológica chinesa foi a única a crescer neste período (+3,4%) para um total de 10,4 milhões de exemplares vendidos e uma quota de mercado de 15,1%.
Estes valores colocam a Xiaomi na quarta posição, atrás da Huawei, Vivo e Oppo. Apesar de enorme sucesso que a Xiaomi regista fora da China, no seu mercado a concorrência está a levar a melhor.
Para concluir, resta dizer que o mercado chinês, no global, registou uma contração de 4% no segundo trimestre de 2025 com a venda de 69 milhões de smartphones. Um cenário que contrasta com aquilo que se passa globalmente.