Huawei com 4 novos smartphones Android aprovados pela TENAA

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Huawei já é a terceira maior construtora de smartphones Android em todo o mundo e tão cedo não descansará. Pelo menos até ultrapassar as suas rivais Apple e Samsung, o objectivo já se encontra traçado e para tal tem apresentado cada vez mais smartphones Android. Agora, segundo o orgão regulador chinês, a agência TENAA, um total de quatro novos smartphones Android já foram aprovados.

Apesar de já estar a ultimar os preparativos para a apresentação dos seus topos de gama, a geração P20 que chegarão no dia 27 de março, terá mais surpresas a caminho. Mais equipamentos de gama média, três deles lançados em nome próprio, um último lançado pela sua sub-marca, a Honor. Todos estes smartphones Android já deixariam um registo do seu aspecto e características na agência TENAA.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 Plus trucidado pelo Apple iPhone X e iPhone 8

Por isso mesmo, está na altura de ficarem a conhecer as primeiras características ou traços principais destes smartphones Android. Serão quatro dispositivos que seguirão as mais recentes tendências do mercado mobile. Bom, com a excepção sendo a ausência da notch, monocelha, entalhe ou recorte na parte superior do ecrã. Tendência imposta pelo iPhone X da Apple.

Todavia, nos novos equipamentos da Huawei teremos, em todos, uma câmara traseira dupla. Teremos também a presença de um ecrã completo, quase sem margens e com o formato 18:9. A Huawei chama-lhe ecrã "Full-View". A Samsung chama-lhe Infinity Display. O consumidor comum chamar-lhe-á ecrã alto e estreito, mais fácil de utilizar com uma só mão comparativamente ao tradicional formato 16:9.

Quatro novos smartphones Android da Huawei

Note-se que todos estes smartphones Android da Huawei terão um aspecto muito similar entre si. As diferenças são praticamente imperceptíveis a olho nu e nem mesmo o esquema da TENAA nos ajuda a diferenciar os modelos. Para todos os efeitos serão dispositivos Android destinados ao grande público. Equipamentos de gama média com um preço que se adivinha competitivo. Todos eles com uma câmara dupla na sua traseira. Todos eles com um ecrã Full-View e todos eles com uma construção metálica. Em seguida, algumas das fotos deixadas na TENAA.

Registo na TENAA mostra-nos os smartphones Android da Huawei

Huawei ATU-AL10 e ATU-TL10 na TENAA

São dois smartphones com ecrã de 5.7 polegadas, formato 18:9 e tecnologia Full-View. Já a sua resolução HD+ (1440 x 720 pixéis) indicia que estes dispositivos se destinam ao mercado de gama média ou gama de entrada (gama baixa). Serão, para todos os efeitos, os dispositivos mais modestos e económicos.

No seu interior contarão com um processador fabricado pela própria Huawei. Este SoC contará com um total de 8 núcleos de processamento e uma frequência máxima de 1.4GHz. Contarão também com um total de 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno que se adivinha expansível via cartão de memória microSD.

Android Oreo e EMUI 8.0 no interior destes Huawei

Destacar-se-ão pela sua câmara dupla, em ambos os smartphones Android da Huawei. Teremos aqui uma combinação de dois sensores de 13+2MP na sua parte traseira com um sensor de 5MP na parte frontal do equipamento. Segundo nos conta a Gizchina, terão também uma bateria com 2900mAh de capacidade. Pesarão cerca de 150 gramas e medirão 152.4 × 73 × 7.8mm (altura x largura x espessura). Estarão disponíveis em Preto, Dourado e Azul. O seu sistema operativo será o Android Oreo 8.0 com a interface da própria marca, a EMUI.

Honor AUM-TL20 e AUM-TL00 na TENAA

O primeiro modelo será um pouco mais cativante do que os smartphone da Huawei anteriormente descritos. A sua grande vantagem face aos modelos da "marca-mãe" será a presença de uma câmara frontal com 8MP de resolução face aos 5MP dos ATU-AL10 e ATU-TL10.

Já por sua vez, o smartphone Android de seu nome Honor AUM-TL00 será muito modesto, com especificações mais limitadas que os demais. Contará com apenas 2GB de memória RAM e comum total de 16GB de armazenamento interno que se adivinha expansível via cartão de memória microSD. Contará, em princípio e segundo a TENAA, com uma única câmara traseira de 13MP e uma câmara frontal de 8MP. Não é visível a presença de um sensor biométrico neste equipamento.

Quando chegarão?

A sua certificação na agência TENAA mostra-nos que eles existem, mostra-nos o seu aspecto e principais características técnicas. Todavia, não nos dá uma indicação de quando será a sua apresentação. Essa decisão cabe apenas à marca que os produz, neste caso a Huawei.

Mesmo assim, com uma apresentação marcada para o dia 27 de março em Paris, não ficaria admirado se também ficássemos a conhecer alguns smartphones da marca. Além dos P20, é claro. Esperamos ainda por um segundo evento, para o seu mercado natal, a China. Aí sim, acreditamos que todos estes smartphones Android sejam apresentados.

Assuntos relevantes na 4gnews:

G para fotografia – DxOMark

d abaixo de 250€ – Março 2018

OnePlus 6 e Xiaomi Mi MIX 2S, as próximas flores de Primavera

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.